A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório que registra a vida profissional dos cidadãos, reunindo informações que garantem os direitos do trabalhador como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Para ingressar no mercado de trabalho é necessário que a pessoa apresente este documento a fim de formalizar e manter assegurado seus direitos.

Em Caçapava do Sul, jovens a partir de 14 anos para confeccionar a Carteira de Trabalho é necessário levar RG, CPF e uma foto 3x4 no SINE, localizado na Rua XV de Novembro, ao lado da Rodeio Gill. Porém a demora para elaboração deste documento tem preocupado jovens que buscam ingressar no primeiro emprego, bem como a população em geral que necessita de uma oportunidade de trabalho.

Após receber várias reclamações, a vereadora Teresinha Grazzioli entrou com um requerimento na sessão plenária desta segunda-feira, dia 8 de setembro. O documento solicita o envio de correspondência ao Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento, Edson Borba a fim de buscar mais agilidade na liberação das Carteiras de Trabalho para o município de Caçapava do Sul.

“Esta demora causa muitos transtornos para a população, muitos caçapavanos acabam se deslocando aos municípios vizinhos para conseguir em um menor espaço de tempo, par que não haja nenhum prejuízo ao seu futuro emprego. Esperamos uma atenção especial por parte do Secretário”, destaca.

De acordo com informações do SINE, o posto de Caçapava do Sul apenas recolhe os dados necessários e remete ao Ministério do Trabalho de Pelotas, e este procedimento leva em torno de 40 dias.

Nesta terça-feira, a vereadora se deslocou até a sede da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, em Porto Alegre, a fim de encontrar soluções para este caso.

Data de publicação: 09/09/2014