A preservação da cultura gaúcha se dá de diversas formas no Estado, entre elas, o resgate histórico é de grande importância para manter o legado do povo e compartilhar os feitos do povo.

A partir desta preocupação em preservar a cultura gaúcha, a equipe do Ponto de Cultura – Encontro com a Cultura Gaúcha e CTG Clareira da Mata, com o apoio da Câmara de Vereadores elaboraram o livro: Clareira da Mata: História.

Na manhã desta segunda-feira, o Presidente da Câmara de Vereadores recebeu a visita da equipe de produção do livro, a autora Erica Bairros Neves e a representante do Ponto de Cultrua Carla Razzera Dotto.

De acordo com a autora, Erica, a publicação traz toda a trajetória da entidade, que se deu nos anos 70. “Conseguimos levantar dados antes mesmo da fundação oficial do CTG, que aconteceu em 1974”, destaca Erica.

Ainda conforme a autora, a motivação para a elaboração desta produção literária também se deu através da escolha do Patrono da Semana Farroupilha de 2014, que é o fundador do CTG Clareira da Mata, Elio Ferreira Lopes.

A previsão para o lançamento do livro é para o dia 13 de setembro.

No final, o presidente da Câmara de Vereadores, Peter Linhares falou sobre a importância de registrar os feitos das entidades e também parabenizou a equipe do CTG Clareira da Mata e Ponto de Cultura pela iniciativa.

“A Câmara de Vereadores se sente honrada em ser apoiadora de um projeto como este, que vai além do resgate histórico do CTG, o livro poderá ser utilizado para pesquisas e trabalhos escolares, se tornando uma referência sobre a história do Clareira da Mata”, finaliza.

Data de publicação: 08/09/2014