Dando sequencia as etapas de informatizar o processo legislativo da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, nesta terça-feira (26), o presidente Peter Linhares recebeu via do Convênio de Participação da Câmara de Vereadores no Programa Interlegis/Processo de Modernização do Legilativo – PML, assinado pelo Senador Flexa Ribeiro, Diretor Nacional do Programa e por ele quando esteve no Senado Federal neste mês. Também foi enviada uma cópia do Diário Oficial da União, de 14 de agosto de 2014, onde foi publicado o convênio. Com isso todos os tramites burocráticos foram cumpridos, faltando apenas a instalação do sistema e treinamento.

Este processo teve início em 2013, quando o então presidente do Legislativo era o vereador José Sidnei Menezes, que fez o primeiro contato com o Senado Federal. Após o seu Chefe de Gabinete, Irineu Tasca, junto com o Diretor Geral, Ériton Talarico, estiveram em Brasília para ver mais detalhes do programa e levar documentos da Câmara de Caçapava do Sul para a composição do convênio. Em 2014, o atual presidente, Peter Linhares esteve no Senado Federal onde solicitou aos senadores da bancada gaúcha um apoio para a implantação do sistema no legislativo Caçapavano.

Em 13 de agosto, Peter Linhares, Ériton Talarico, e a diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, assinaram o convênio que garante à casa legislativa acesso aos produtos tecnológicos e serviços de modernização legislativa oferecidos pelo Programa. A Câmara tem interesse especial no Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que é oferecido gratuitamente e tem o objetivo de informatizar os processos dentro das casas legislativas, sendo assim, um polo de tecnologia da região.

Os vereadores solicitaram ao Interlegis a realização de oficinas de treinamento na cidade, que seriam compartilhadas com outras Câmaras da região, conhecida como “Campanha” gaúcha. O processo está em andamento e é possível que as oficinas aconteçam até o início de outubro.

A iniciativa de criar um portal próprio pelo legislativo caçapavano foi elogiada pela chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais do Interlegis/ILB, Patrícia Boureau, que lembrou a situação do Rio Grande do Sul, em que 39% das Câmaras ainda não possuem portal na internet. O vereador Luís Fernando Torres, presidente da AVERCAMP, convidou o Diretor Geral da Câmara, Eriton Talarico, para fazer uma apresentação dos produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis para a Associação dos Vereadores da Região da Campanha, que reúne sete cidades. Na ocasião, todos foram convidados a participar das oficinas que serão realizadas no município.

Segundo o presidente da Câmara, Peter Linhares, este é um grande passo para a modernização do legislativo caçapavano. Uma conquista importante para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido buscando a agilidade e transparência do legislativo caçapavano.

Data de publicação: 28/08/2014