Na manhã desta terça-feira (26), o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Caçapava do Sul, Tenente José Nairo Molinos Mendez, acompanhado do Sargento Vazquez, ralizaram uma reunião com presidente da Câmara de Vereadores, Peter Linhares.

Nairo fez uma apresentação sobre a estrutura administrativa e física da corporação em nossa cidade, e pediu aos vereadores apoio para o incremento no número de soldados para o batalhão local. Disse também, que no início o corpo de bombeiros de Caçapava do Sul era bastante precário, com equipamentos velhos e fora de funcionamento, e com o passar do tempo este quadro melhorou bastante, mas ainda não é o ideal. Agradeceu o apoio que a comunidade e os políticos locais deram para a permanência do novo caminhão pipa.

O comando de Caçapava do Sul atende também as cidades de São Sepé e Lavras do Sul, e conta com um efetivo atual de apenas oito soldados para fazer o atendimento das três cidades. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança, cidades com até 50 mil habitantes deveriam ter um efetivo diário de 8 soldados. Fato que não ocorre hoje no município.

O presidente do Legislativo, Peter Linhares, informou ao Comandante Nairo, que no ano passado a os líderes das bancadasfizeramum levantamento das necessidades da Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil e, uma comitiva formada pelos 11 vereadores, juntamente com o prefeito Otomar Vivian, foram recebidos na Secretaria de Segurança Pública do Estado, com a promessa de que seriam enviados novos integrantes para melhorar a segurança da cidade. Segundo Peter esta promessa não foi cumprida, pois até hoje não foi enviado reforço para nenhum destes órgãos.

Linhares também colocou a Câmara de Vereadores à disposição da corporação para a realização de uma audiência pública para tratar sobre a nova Lei de prevenção de incêndio, aprovada este ano pela Assembleia Legislativa do Estado. Nairo agradeceu a parceria e disse que provavelmente em outubro seja realizada esta audiência na Câmara de Vereadores para poder tirar as dúvidas de engenheiros, arquitetos, proprietários de prédios comerciais, imobiliárias, comerciantes e de toda a população que tiver interesse no assunto.

Data de publicação: 26/08/2014