Uma sala escura, um projetor e uma parede é o suficiente para que a equipe do Cineclube Vagalume contagie o público com a magia do cinema. No dia 13 de agosto o grupo que estuda e exibe filmes gratuitamente completa nove anos de atividades em Caçapav...

Uma sala escura, um projetor e uma parede é o suficiente para que a equipe do Cineclube Vagalume contagie o público com a magia do cinema. No dia 13 de agosto o grupo que estuda e exibe filmes gratuitamente completa nove anos de atividades em Caçapava do Sul.

A equipe que deu início a esta tarefa tinha como propósito difundir a cultura e trazer o cinema para a cidade, que desde os anos 80 não possuía um local apropriado para assistir filmes em grandes grupos. Além disso, o Cineclube Vagalume surgia como uma alternativa de entretenimento para a população, proporcionando uma opção de encontro e confraternização entre amigos.

As primeiras sessões aconteciam semanalmente no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha, onde centenas de pessoas se reuniam para assistir e comentar filmes.

“O que difere o Cineclube Vagalume de uma sala de cinema comercial, é que além da sessão ser gratuita, no final do filme nós buscamos promover uma conversa informal, para que o público debata sobre o que gostaram e o que não gostaram no filme”, comenta o cineclubista Renato Silveira da Rosa.

Após um longo período de projeções na URCAMP, o Cineclube Vagalume buscou ir até as comunidades, levando o cinema até as pessoas, ampliando ainda mais o contato com o público e formando novos apreciadores da sétima arte.

Na sequência, foi consolidada a parceria entre a Casa do Poeta e Cineclube, as sessões passaram a acontecer nas dependências deste espaço cultural onde também reuniu diversas pessoas. A Unipampa também foi parceira do projeto, onde o salão era disponibilizado mensalmente para a exibição de filmes, reunindo alunos e a comunidade em geral.

Atualmente o Cineclube faz sessões esporádicas através de parcerias com escolas e demais entidades do município, que solicitam a exibição de filmes.

Para comemorar os nove anos de Cineclube Vagalume, o grupo pretende reativar as sessões semanais com sua reestreia, através de uma parceria com a Câmara de Vereadores a partir das 18h30min, com o filme O Preço do Amanhã, uma reflexão sobre o passar do tempo e os valores da sociedade.

De acordo com a programação, na quarta-feira, serão exibidos dois filmes: Up – Altas Aventuras, para crianças, às 13h30min no Centro Municipal de Cultura e O Preço do Amanhã para o público em geral na plenária da Câmara.

Data de publicação: 12/08/2014

Compartilhe!