Os vereadores Peter Linhares (SDD) e Luis Fernando Torres (Boca-PT) estiveram na Secretaria de Saúde do Estado, onde se reuniram com o coordenador de programas da saúde, Wanderlei Gomes da Silva e com o coordenador de atenção básica, Ricardo Heinzelm...

Os vereadores Peter Linhares (SDD) e Luis Fernando Torres (Boca-PT) estiveram na Secretaria de Saúde do Estado, onde se reuniram com o coordenador de programas da saúde, Wanderlei Gomes da Silva e com o coordenador de atenção básica, Ricardo Heinzelman.

Neste encontro, foi apresentado aos vereadores caçapavanos o Programa de Atenção Domiciliar, do Governo Federal.

O Programa de Atenção Domiciliar (PAD) atende pessoas que necessitam de assistência, mas que não precisam necessariamente ficar internadas em hospitais. O atendimento é feito na própria residência do paciente. As equipes do programa executam ações que envolvem conotação de ação, disponibilizando médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais, e também facilitam o acesso aos insumos e medicamentos.

“Este programa é muito interessante, pois facilita a vida dos pacientes ao mesmo tempo que diminui a demanda de atendimentos do Pronto Atendimento. Além disso, devido a incidência de infecção hospitalar, a orientação é para que os pacientes permaneçam por menos tempo nos hospitais”, comenta o vereador Luis Fernando Torres.

De acordo com a sistemática do programa, os municípios com mais de 40 mil habitantes são contemplados com R$ 55 mil por mês, abaixo desde índice populacional, o valor passa para R$ 40 mil.

“Outro diferencial do Atenção Domiciliar é que os profissionais de saúde, podem ser os servidores do município, o que pode diminuir os custos da Secretaria de Saúde com a contratação de mais profissionais. Além disso, este programa não necessita de contrapartica”, explica Linhares.

Segundo os vereadores esta proposta também contempla uma unidade de saúde móvel, para o deslocamento dos profissionais, outra proposta é implantar o projeto no hospital.

No final, ficou acertado que será agendada uma reunião com a Secretária de Saúde , Rosane Abdalla e com o responsável pelo cadastramento de projetos Tertuliano, com o objetivo de apresentar o Programa Atenção Domiciliar, a fim de qualificar o município para mais este benefício para a saúde de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 08/08/2014