O sistema de informatização nas Câmaras de vereadores tem o intuito de desenvolver sistemáticas tecnológicas voltadas à informação e comunicação facilitando a relação governo-cidadão, principalmente o que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil.

Na última semana os vereadores Peter Linhares, Luis Fernando Torres, José Sidnei Menezes e o diretor da Câmara, Eriton Talarico, estiveram em Brasília, onde foi assinado o convênio do Legislativo caçapavano com o Programa Interlegis/ Projeto de Modernização do Legislativo.

O Programa Interlegis é mantido e financiado pelo Senado Federal em parceria com o BID - Banco Internacional de Desenvolvimento, tem como objetivo apoiar o processo de integração, comunicação, tecnologia, capacitação e modernização do Poder Legislativo brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal, bem como aumentar a participação dos cidadãos no processo legislativo.

Nos mês de junho, as lideranças caçapavanas haviam feito a solicitação de implantação deste sistema, tendo em vista a necessidade de ampliar os canais de transparência, modernizar o sistema interno e incluir a responsabilidade ambiental no Legislativo, tendo em vista a redução da utilização de papel, diante da sistemática da Interlegis.

No encontro com Elga Maria Lopes, diretora executiva da Interlegis e Armando Roberto Nascimento, Coordenador de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, foi apresentado o portal da Câmara de Vereadores, o qual foi parabenizado e será utilizado como modelo padrão para todo o país, embasado na acessibilidade, aproximação com a população e transparência.

“Na oportunidade, também fomos convidados para palestrar sobre o portal, em congressos promovidos pelo Interlegis em todo o país, comprovando assim que a metodologia aplicada em nosso portal é mais completo diante do cenário da grande maioria das câmaras municipais do país”, destaca o Diretor da Câmara, Eriton Talarico.

A instalação do Sistema Interlegis visa a informatização do processo legislativo na elaboração das proposições, protocolos e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção e atualização das bases de lei. Com isso será facilitadas as atividades do parlamentares ao mesmo tempo permitindo ao cidadão acompanhar via internet todos os trâmites da Câmara de Vereadores.

O presente projeto tem por objetivo atender uma demanda da Senadora Ana Amélia Lemos, para que os municípios gaúchos implantem o sistema Interlegis, prestando consultoria aos legislativos e a capacitação de vereadores e servidores.

De acordo com o cronograma, o projeto de informatização Legislativa no Rio Grande do Sul foi dividido pelo programa interlegis do Senado Federal em dois grandes polos multiplicadores, sendo eles os municípios de Caçapava do Sul e Erechim, onde serão feitos os treinamentos dos produtos oferecidos pelo programa. No polo de Caçapava do Sul, descrito no plano de execução como polo 01, serão beneficiadas 227 câmaras municipais.

Segundo o convênio, está agendado para o mês de setembro a realização do treinamento do polo 1, em Caçapava do Sul.

Data de publicação: 29/07/2014