Nos últimos meses, os abigeatários voltaram a agir na região do interior de Caçapava do Sul, preocupando pecuaristas da cidade, deixando a sensação de insegurança e vulnerabilidade, além de causar prejuízos para os produtores rurais.

Preocupado em reduzir os índices deste crime, o vereador Silvio Tondo, realizou uma reunião com o Secretário Executivo do Comando Geral da Brigada Militar, Major Clodenilton Silva Bueno, em Porto Alegre, acompanhado do coordenador do escritório regional da Senadora Ana Amélia Lemos, Carlos Carvalho, com o objetivo de levar a preocupação da comunidade caçapavana em relação ao abigeato.

De acordo com Tondo, desde 2013, a Câmara de Vereadores e o Executivo, realizaram várias ações em busca da melhoria no efetivo das polícias civil e militar, bem como a melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança pública do município.

“Na reunião com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, levamos dados técnicos apontando a carência do efetivo tanto na Brigada Militar, como na Polícia Civil e Bombeiros. O governo se comprometeu em suprir esta necessidade conforme fossem formando novos agentes, só que até hoje Caçapava não recebeu este reforço. Fui ao Comando Geral da Brigada Militar passar algumas informações e solicitar algumas ações específicas em relação ao abigeato, que vem preocupando a população”, comenta.

O Major Bueno apontou as principais reivindicações do vereador e se comprometeu em fazer um documento endereçado aos seus superiores informando os caso citados pelo vereador.

Além do abigeato, também foi discutido a falta de efetivo para ser analisada a possibilidade de ampliar o banco de horas extras dos militares. Outro assunto debatido, foi a possibilidade do uso de um comando tático para desenvolver ações específicas no município e na região de combate ao abigeato, tendo em vista que Caçapava do Sul, tem mais de 6.000 km de estradas no interior e três BRs que cortam o município, além da RS 357.

O Major afirmou ainda que o comando reconhece a falta de efetivo no Estado, mostrou que Caçapava do Sul está com uma defasagem de 42% no efetivo e comentou que estão empenhados na realização de novos concursos.

No final, Tondo afirmou que a agricultura e a pecuária são um dos setores que impulsionam a economia do município. “É necessário tomarmos as medidas necessárias para que os homens do campo possam trabalhar com segurança, bem como os agentes de segurança pública tenham os subsídios necessários para atender a demanda” finaliza o vereador.

Data de publicação: 29/07/2014