Na última semana o Vereador Silvio Tondo acompanhou os integrantes da patronagem do CTG Família Nativista, Jair Bairros representante da invernada artística e César Tiaraju responsável pelo departamento artístico da entidade, em uma reunião com o prefeito Otomar Vivian.

A proposta do encontro foi expor a intenção do grupo em promover um evento estadual de danças folclóricas, com o apoio do Poder Executivo.Segundo a equipe do CTG Família Nativista, o grupo pretende realizar um dos maiores festivais de dança da região sul e do Estado.

Na oportunidade foi demonstrado ao prefeito um relatório, apontando os locais em que a invernada artística do CTG Família Nativista já havia realizado apresentações. Cidades como Vila Nova, São Lourenço do Sul, Restinga Seca, Formigueiro, Pelotas, Santana do Livramento e São Gabriel promovem festivais de dança regionais.

O prefeito manifestou apoio ao evento, uma vez que Caçapava do Sul é a 2ª Capital Farroupilha do Estado e considerou importante esta iniciativa para o desenvolvimento da cultura do município. Também solicitou que o vereador Silvio Tondo elaborasse um Projeto de Lei a fim de regulamentar a realização do evento.

De acordo Jair, um dos responsáveis pela invernada, é importante para a cultura gaúcha manter os filhos cultuando as tradições. “Diante da modernização do mundo de hoje, é importante que as crianças aprendam a cultura gaúcha, mantendo aceso o legado histórico de nosso povo”,

No final, o Vereador Silvio Tondo comentou ainda sobre a importância de promover eventos culturais na cidade. “Precisamos envolver a comunidade e as famílias, trazendo pessoas para participar e apreciar nossas iniciativas. É de grande relevância para o município promover as tradições gaúchas, levando em consideração nossa história, mantendo nossas raízes para as novas gerações”, finaliza.

Na sessão plenária de segunda-feira, dia 7 de julho, Tondo apresentou o Projeto de Lei que prevê a realização do I FEEDAN – Festival Estadual de Dança do CTG Família Nativista. A proposta foi aprovada e a previsão é realizar o evento no dia 16 de agosto, no CTG Família Nativista.

Data de publicação: 08/07/2014