O município de Caçapava do Sul vem enfrentando diversos problemas referente aos serviços de energia elétrica, água e esgoto. Diante desta realidade, a Câmara de Vereadores implantou a Comissão de Assuntos Especiais para fazer um acompanhamento junto as empresas que concedem estes serviços.

A partir deste trabalho, na tarde de segunda-feira, dia 30 de junho, a Câmara de Vereadores sediou a audiência pública que tratou sobre a concessão de serviços de energia elétrica, água e esgoto. Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado, a audiência reuniu diversas lideranças municipais e regionais.

Compuseram a mesa, o deputado, presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Cassiá Carpes, o presidente da Câmara, Peter Linhares, o Secretário de Obras, representando o Prefeito Municipal, Ilson Tondo e o superintendente da Corsan, Napoleão Leite.

De acordo com Carpes, o objetivo foi debater com a Comissão Temporária Especial, presidida pelo Vereador Luis Fernando Torres. Na oportunidade, os parlamentares caçapavanos puderam se pronunciar sobre diversos problemas que o município está enfrentando. Entre as lideranças da Câmara Municipal, a duvida que prevaleceu foi referente a responsabilidade diante dos buracos da cidade, se faz parte das obrigações da Secretaria de Obras ou da Corsan.

Sobre o esgoto, o gerente da Corsan, Germano Pedroso, afirmou que atualmente a cidade conta apenas com o pluvial. “Caçapava não tem uma rede de esgoto instalada, apenas uma rede pluvial, por isso a Corsan não pode se responsabilizar por obras que envolvem esgoto”, explica Pedroso.

O Secretário de Obras, Ilson Tondo comentou que durante a administração do prefeito José Erli Vargas, foi elaborado um contrato, onde consta a assinatura do Poder Executivo e gerência da Corsan. No documento consta a que a responsabilidade pelas obras são da Corsan.

No final, Carpes destacou a necessidade de implantar uma comissão com representantes da Corsan, AES Sul, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal, para poder chegar em um consenso, pois o objetivo do encontro é prestar um serviço de qualidade para a população. Nenhum representante da AES Sul compareceu na audiência pública.

Data de publicação: 02/07/2014