O Presidente do Partido Solidariedade foi absolvido por unanimidade, assim como os outros dois vereadores da sigla

O vereador do Partido Solidariedade Caio Casanova foi absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, por sete votos a zero, do processo de cassação do seu mandato, em virtude de denúncias de infidelidade partidária e troca de partido, dentro da janela permitida pelo TRE. Anteriormente, os dois vereadores do Solidariedade, Peter Linhares e Teresinha Grazzioli, já haviam sido absolvidos por unanimidade

O vereador Caio Casanova havia sido notificado pelo PMDB de Caçapava do Sul, através daComissão de Ética do Partido Democrático Brasileiro do município, onde alguns integrantes da sigla alegaram que o parlamentar não teve comportamento e postura adequada durante a campanha para prefeito, pois não teria prestado apoio ao candidato do partido José Erli Vargas.

Após receber a intimação da Comissão de Ética do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o parlamentar se deslocou à capital do Estado para apresentar recurso do processo, onde a comissão de ética estadual do PMDB ainda não realizou o julgamento.

Após isso, o vereador Caio Casanova, se filiou a um novo partido, o Solidariedade, mas seguia respondendo pelo processo. O parlamentar teve seu direito assegurado de apresentar recurso diante a Comissão de Ética do PMDB do Rio Grande do Sul, que é o órgão responsável pela conclusão do processo, podendo acatar a sugestão da Comissão de Ética de Caçapava do Sul, ou absolver Caio.

Na época, Casanova explicou que a decisão foi tomada pelo próprio partido, quando foi aconselhado a sua expulsão “Meia dúzia de pessoas que nunca fizeram nada por Caçapava e juntando tudo não tem a metade dos meus votos. O PMDB sempre pregou a democracia, mas o PMDB de Caçapava é uma ditadura”. Após 27 anos de trabalho junto ao partido, Casanova optou pela entrada neste novo partido. “Vamos continuar unidos pelo bem de Caçapava, já temos candidatos bons e convidamos a todos que gostam de uma política feita com seriedade, solidariedade e imparcial”, explanou.

Na tarde de quinta-feira, dia 5 de maio, aconteceu na sede da Justiça Eleitoral,o julgamento do vereador Caio Casanova, que foi absolvido por unanimidade, com sete votos a zero.

“O Solidariedade de Caçapava vai me oportunizar a fazer parte de uma candidatura em 2016 a prefeito e vice, o que no PMDB nunca iria acontecer porque lá é um jogo de cartas marcadas. Graças à Deus não faço mais parte deste partido e só o povo pode me tirar da Câmara de Vereadores”, finaliza Caio.

Data de publicação: 10/06/2014