Sistema de informatização nas Câmaras de vereadores tem o intuito de desenvolver sistemáticas tecnológicas voltadas à informação e comunicação facilitando a relação governo-cidadão, principalmente o que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil.

Em busca desta modernização o Presidente da Câmara de Vereador de Caçapava do Sul, Peter Linhares, acompanhado pelo diretor geral, Eriton Talarico, estiveram no Legislativo de Passo Fundo, na quarta-feira, dia 4 de maio, para participar de uma sessão plenária e verificar a utilização de um sistema de informática que gerencia o trâmite do legislativo. Foram recebidos pelo presidente da Câmara, Vereador Marcio Luiz Tassi (PDT), também pelos vereadores do partido Solidariedade Renato Tiecher e Paulo Pontual. Tiveram a oportunidade também de conhecer as instalações da TV Câmara, os estúdios e sala de edição, além de acompanhar como são feitos os programas que são transmitidos no canal local, através da NET.

Este sistema gerencia o cadastramento eletrônico das proposições, que regem o trabalho do legislativo, sendo propostas de emendas, projetos de lei, requerimentos, entre outros. Gerencia também toda a sessão plenária, inclusive a votação que é feita de forma eletrônica.

Já na quinta-feira, dia 5, o presidente do Legislativo teve a oportunidade de conhecer a Câmara de Vereadores de Marau onde foi recebido pelo presidente Iura Kurtz. Linhares conheceu as instalações do parlamento. Os técnicos responsáveis pelo serviço, simularam uma sessão para que o presidente da Câmara e o diretor acompanhassem a metodologia de votação do sistema implantado no município.

Atualmente, em Caçapava do Sul cada vereador recebe uma cópia de cada proposição. Com a implantação desta modernização o sistema fica totalmente informatizado, diminuindo os gastos com papéis e fotocópias, incluindo a responsabilidade ambiental no Legislativo.

Nestes novos moldes, é feita a instalação de um telão no plenário e a sessão pode ser acompanhada pela comunidade em geral, além de ser transmitida ao vivo pela internet. Cada passo da sessão é acompanhado pela tela, onde o moderador indica o roteiro da sessão, como: leitura da ata, leitura de correspondências, pauta, ordem do dia e os pronunciamentos dos vereadores. Ao final, a ata da sessão é registrada automaticamente pelo sistema e disponibilizada no site.

Além disso, cada vereador faz o acompanhamento do andamento da sessão por um notebook, a partir deste equipamento é possível solicitar questão de ordem, requerimento verbal ou espaço de liderança. Nestas solicitações dos parlamentares também é possível fazer o acompanhamento instantâneo no telão.

Hoje, a Câmara de Vereadores de Caçapava já conta com toda a estrutura do sistema de informática envolvendo redes integradas e internet, bem como alguns equipamentos necessários para a implantação deste novo serviço, tendo em vista que em 2013 cada vereador recebeu um notebook já no intuito de fazer a implantação desta informatização do legislativo.

Com o cadastramento dos projetos de lei no sistema informatizado, o vereador pode acompanhar de qualquer lugar os trabalhos do legislativo, bem como qualquer cidadão pode fiscalizar os trabalhos do parlamento. Ampliando assim, os canais de transparência e a relação governo-cidadão.

A fim de consolidar este serviço no parlamento caçapavano, Linhares apresentará os moldes analisados nas duas cidades para a mesa diretora e a intenção de modificar e modernizar o sistema de votação. Ao ser aprovado, será aberto um edital de licitação para a aquisição de um software para a implantação do sistema, onde no futuro será integrado ao sistema da Interlegis tornando assim todas as atividades administrativas e legislativas informatizadas.

Após acompanhar os sistemas das outras cidades, o presidente da câmara, afirmou sobre a importância de modernizar o sistema de votação das sessões do Poder Legislativo. “Este processo de modernização é benéfico tanto para a Casa quanto para a população. Para os vereadores é uma maneira de dinamizar o trabalho e a comunidade poderá acompanhar através dos canais de transparência que serão ampliados, uma vez que as ferramentas da tecnologia da informação e comunição são utilizadas para agilizar as atividades e diminuir a burocracia, tanto na iniciativa privada quanto nos serviços públicos”, finaliza Linhares.

Data de publicação: 09/06/2014