Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise surge como uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água do seu organismo. Como ainda não há este tipo de tratamento em Caçapava do Sul, os pacientes são encaminhados para a cidade que tem convênio com a Secretaria de Saúde do Estado. Caçapava do Sul pertence a 8ª Coordenadoria de Saúde de Cachoeira do Sul, em função disso foi realizada esta transferência por determinação da Secretaria de Saúde do Estado, saindo de Santa Maria e indo para Cachoeira do Sul.

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, os pacientes que necessitam de hemodiálise, foram até a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul apresentar suas reivindicações diante da mudança da cidade de tratamento. No último mês houve a transferência de todos os pacientes do município, que recebiam atendimento em Santa Maria, passaram a ser encaminhados ao centro de nefrologia de Cachoeira do Sul.

No encontro, os pacientes apresentaram para a Comissão de Saúde, composta pelos vereadoresMarquinho Vivian, Luis Fernando Torres e Silvio Tondo, as dificuldades que tem enfrentado com a alteração do local de tratamento, pleiteando o retorno do tratamento na cidade de Santa Maria.

Os parlamentares caçapavanos explicaram que esta alteração se deu em virtude de um convênio da Secretaria de Saúde do Estado, com a Secretaria de Saúde do Município. A Secretaria de Saúde do Estado repassa para a 8ª Coordenadoria R$ 430 mil por ano, referente ao atendimento dos pacientes de Caçapava do Sul.

A Comissão de Saúde entrou em contato com a Secretária de Saúde, Rosane Adbala, a fim de explanar sobre a solicitação de mudança de local dos pacientes de hemodiálise. “Este processo de modificação de cidade é demorado, não depende apenas da prefeitura, pois estamos cumprindo uma ordem que veio do Estado. E é importante que neste processo de solicitação de mudança de local de tratamento, todos os pacientes de Caçapava demonstrem o interesse em retornar para Santa Maria”, explica.

Os pacientes fizeram ainda um abaixo assinado, que a Comissão de Saúde levará a Secretaria de Saúde do Estado, comprovando a reivindicação.

Data de publicação: 30/05/2014