Com o objetivo de apresentar o manejo sustentável do campo nativo, aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de maio, na localidade de Santa Barbinha, o Dia de Campo. A atividade integrou as ações do projeto RS Biodiversidade, que visa à conservação d...

Com o objetivo de apresentar o manejo sustentável do campo nativo, aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de maio, na localidade de Santa Barbinha, o Dia de Campo. A atividade integrou as ações do projeto RS Biodiversidade, que visa à conservação do bioma pampa através da utilização de recursos naturais sustentáveis.

Durante a primeira palestra foram apresentados os principais objetivos e as características do projeto RS Biodiversidade. Na sequência, os participantes conheceram os resultados obtidos na Unidade Demonstrativa (UD), área onde foi implantado o projeto. Por fim, houve uma visita ao subprojeto e apresentação do campo nativo, pelo zootecnista da Emater/RS-Ascar Fábio Schlick.
A Tarde de Campo contou com a participação da comunidade local, cerca de cinco técnicos da Emater e o Vereador Marquinho Vivian. Na oportunidade também foi ministrado um curso voltado ao aproveitamento da carne de ovelha, onde os produtores tiveram a oportunidade de aprender técnicas para desossar e preparar diversos pratos.Os técnicos apresentaram a comunidade os projetos que estão sendo desenvolvidos que trará várias melhorias para o Santa Barbinha. Entre os trabalhos, destaca-se a distribuição de água potável para 26 famílias, projeto do Governo Estadual através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Também foi anunciado outro projeto desenvolvido pela Emater, onde está sendo construída uma mangueira coletiva, ou seja, um centro de manejo de animais equipado com balança e tronco. Além disso, está previsto a aquisição de sêmen congelado e também 11 touros destinados a melhoria genética dos rebanhos.

A organização da Tarde de Campo é da Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Zoobotânica, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), Banco Mundial, Global Environment Facility (Gef) e Projeto RS Biodiversidade.

Data de publicação: 19/05/2014

Compartilhe!