O grupo de arte nativa Os Chimangos promove, desde 1992, a Festa Mundial do Folclore, evento de maior concentração popular na cidade e que, a cada dois anos reúne dançarinos europeus, asiáticos e latino-americanos para divulgar sua cultura e conviver diretamente com a população caçapavana, promovendo a troca de conhecimentos e o turismo local.

Na manhã desta terça-feira, 13 de maio, representantes do grupo Os Chimangos estiveram reunidos com o Presidente da Câmara de Vereadores, Peter Linhares para tratar sobre a 10ª Festa Mundial do Folclore, que acontecerá em Caçapava do Sul entre os dias 27 de julho e 9 de agosto.

O Grupo de Arte Nativa apresentou ao parlamentar as diversas participações que fizeram fora do país, difundindo a cultura gaúcha e representando o nome do município em diferentes locais, incluindo cinco países da Europa onde foram recebidos por prefeitos e demais lideranças.

Para a realização da 10ª edição do evento, o Grupo de Arte Nativa Os Chimangos solicitou o apoio do Legislativo municipal, pois serão aproximadamente duas semanas que várias pessoas de culturas diferentes estarão no município para se apresentar e conhecer a cidade.

“Os grupos internacionais não cobram pelas suas apresentações, porém precisamos custear seu deslocamento de Porto Alegre até Caçapava, além de despesas com alimentação. Com o valor dos ingressos do espetáculo não conseguimos cobrir todos estes custos”, afirma a comissão organizadora.

Para a edição deste ano, já confirmaram presença os grupos folclóricos da Argentina, Áustria, Brasil, Hungria, França e República Tcheca. A festa proporcionará o intercâmbio artístico-cultural entre a população local e da região com os grupos estrangeiros através da dança, música, costumes e tradições.

Na programação ainda está previsto um desfile na Rua XV de Novembro entre outras atividades envolvendo a população.

O Presidente do Legislativo afirmou que o evento é grandioso para o município, tanto no âmbito cultural como na economia. “Dentro do possível, contribuiremos com este evento que está retomando suas atividades e leva o nome do município para diversos países”, finaliza.

Data de publicação: 14/05/2014