A reforma da entrada da cidade de Caçapava do Sul foi pauta em uma das reuniões realizadas em Brasília, no mês de março, pelos vereadores Peter Linhares, José Sidnei Menezes (Pirola) e Luis Fernando Torres (Boca), quanto estiveram no DNIT reunidos com a responsável pelas Obras do Departamento, Maria Inês.

Naquele mês, a responsável pelo setor informou aos vereadores sobre a tramitação do processo de federalização da entrada da cidade que não seria resolvido de imediato. “A tramitação legal do pedido de federalização deste trecho necessita de um tempo para ser concluído, pois depende da aprovação do Governo Federal”, afirmou Maria Inês.

De posse destas informações, o vereador Boca Torres foi ao escritório do DNIT em Porto Alegre, onde conversou com a Engenheira Responsável pelo Planejamento do DNIT no Rio Grande do Sul, Teresinha Bartes Santos. Segundo o vereador, na reunião, foi acordado que ao invés de fazer o processo de federalização do trecho, seria elaborado um estudo para incluir a entrada da cidade no Plano Nacional de Viação (PNV), seguindo o exemplo da cidade vizinha, Santana da Boa Vista.

Desta forma, o município deverá escolher entre a reforma da entrada da cidade até a Escola Cônego Ortiz, ou pela construção do asfalto até onde será a nova entrada da Unipampa.

“Este processo é mais rápido do que esperar a federalização. Assim, o Governo Federal não fica responsável pelo trecho, e também não teria a fiscalização constante de polícia para aplicar multas nos motoristas que trafegam no local. Neste formato, o DNIT do Rio Grande do Sul ficaria responsável pela manutenção do trecho. Esta escolha deverá ser feita pelo Poder Executivo, mas na minha opinião, prefiro que seja feita a entrada da cidade até o Cônego Ortiz, pois o Governo Federal, mais cedo ou mais tarde, deverá fazer este asfalto até a Unipampa”, disse o vereador.

Boca Torres informou que a engenheira do DNIT, Teresinha Santos, ficou de vir à Caçapava do Sul no mês de abril para fazer uma vistoria técnica, como já passou o prazo, o vereador irá a Porto Alegre nesta quarta-feira (7) para uma nova reunião acertando a visita da engenheira Caçapava, para elaborar o processo e enviar para Brasília direcionado ao setor Planejamento do DNIT, para o Economista Daiton Cardoso Dias. Conforme o vereador, se tudo correr dentro do previsto, este processo deve ser feito ainda este ano.

Torres disse ainda que nesta reforma da entrada da cidade, é importante dar atenção ao passeio público, pois os estudantes da Unipampa, bem como os moradores daquela região, muitas vezes são obrigados a caminhar pela estrada, pois muitas vezes tem carros estacionados no acostamento e em alguns locais os veículos de revendas ocupam o acostamento, impossibilitando a tráfego de pedestres que acabam arriscando a vida caminhando na beira da estrada.

Ainda sobre os alunos da Unipampa, o vereador destacou que os estudantes estão sendo prejudicados em relação ao transporte. “A empresa responsável pelo transporte não está trafegando no horário das 23h, pois considera não haver um número expressivo de usuários, porém em outros horários o ônibus circula. A empresa ganhou uma licitação de transporte, portanto não pode escolher o horário que dá mais lucro para transportar quem necessita deste serviço”, afirma Boca Torres.

Boca finaliza informando que dentro de alguns dias será realizada uma reunião com os estudantes da universidade, trazendo à tona assuntos relacionados a transporte e moradia.

Data de publicação: 07/05/2014