A Secretaria de Educação do município vem sendo acompanhada pela Comissão de Educação do Poder Legislativo que está buscando melhorias para a pasta. Na última quarta-feira, dia 30, os vereadores que compõem a comissão, Marquinho Vivian (presidente), Silvio Tondo (relator) e Luis Fernando Torres realizaram uma reunião com a presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Leslie Maicá.

De acordo com o presidente da comissão, Marquinho Vivian, no mês de março, o sindicato dos professores havia realizado uma reunião com todos os vereadores na Câmara trazendo algumas reivindicações da categoria, solicitando algumas informações relacionadas ao Piso Nacional e contratos.

A comissão de educação solicitou informações do Poder Executivo em relação a convocações de professores e a formação de uma comissão de professores do Sindicato para analisar a viabilidade de pagamento do Piso Nacional para os educadores, além de outros assuntos.

No última quarta-feira, a comissão de educação foi ao sindicato levar as respostas do Poder Executivo, uma das preocupações de Marquinho Vivian é o não pagamento do piso nacional que vem sendo adiado há algum tempo. O Sindicato informou ao presidente da comissão que foi montada uma comissão entre Sindicato e Executivo para tratar do Piso Nacional, porém após duas reuniões ainda não foi possível entrar em acordo. “Este tema vem gerando uma preocupação aos professores pelo não cumprimento desta lei nacional”,comenta Vivian.

“Existe a necessidade dos professores receberem um salário maior, este assunto deve ser analisado de forma coerente e o ideal seria elaborar um cronograma para dar início ao pagamento do Piso aos educadores”, afirma Silvio Tondo.

Segundo o Vereador Luis Fernando (Boca), outra preocupação é as RTS, ou seja, um aumento da carga horária para servidores concursados, pois alguns professores tem desempenhando funções em outras secretarias, porém a convocação destes profissionais está vinculado a Secretaria de Educação. “Sabemos que professores cedidos para outras secretarias, não podem, por lei, receber através do Fundeb”, finaliza Boca Torres.

Data de publicação: 07/05/2014