Empresa de comunicação Oi implantará melhorias no sinal de banda larga e telefonia móvel na localidade.

A região das Caieiras movimenta a economia de Caçapava do Sul através das indústrias de calcário que é comercializado para todo o país, com sua utilização voltada principalmente para a agricultura e construção civil. A necessidade de implantar um amplo serviço de comunicação é um assunto que vem sido debatido há vários anos.

Após verificar a demanda de atividades desempenhadas na região que abriga sete indústrias, e analisar as dificuldades de comunicação tanto na parte de telefonia, como no serviço de internet, utilizado principalmente para a emissão de notas fiscais eletrônicas, o Vereador Silvio Tondo (PP), juntamente com o Deputado Ernani Polo, participou de duas reuniões com a empresa Oi contando com a presença do prefeito Otomar Vivian, além de um encontro com os representantes da Anatel. O Coordenador do Escritório Regional da Senadora Ana Amélia Lemos, o caçapavano Carlos Carvalho também participou das negociações.

Em uma reunião, na tarde de segunda-feira, 5 de maio, na ACIC, o Diretor de Relações Institucionais da Região Sul da Oi, Jaime Borin, juntamente com o gerente de vendas da empresa, Raul Garcia e dois técnicos da Oi apresentaram para o prefeito Otomar Vivian, o vereador Silvio Tondo, os diretores das indústrias de calcário: Razzera, Fida, Mônego, Dagoberto Barcellos, Vigor, Cruzeiro e Inducal e o advogado da associação, Marcelo Schaurich, a conclusão da instalação dos equipamentos na localidade das Caieiras.

O Prefeito, Otomar Vivian fez a abertura do encontro, ressaltando a importância de ampliar o serviço de comunicação no local. “As indústrias de calcário movimentam a economia de Caçapava do Sul, além de gerar diversos empregos. É de grande importância ampliar os meios de comunicação no local, possibilitando mais agilidade nos serviços prestados pelas indústrias”, destacou.

No final de 2013, os diretores das indústrias de calcário participaram da CPI da Telefonia, juntamente com o Deputado Ernani Polo, que intermediou com os diretores da Oi a implantação de melhorias no sinal de banda larga e telefonia móvel na cidade.

Atualmente as indústrias contam com provedores locais para emissão de notas fiscais. O relevo íngreme da região das Caieiras, sempre foi um impasse na implantação de serviços de telecomunicação. O local que é rota de importação e exportação, através do porto de Rio Grande, abriga cerca de 2500 caminhões ao dia que ficam sem sinal de telefonia, devido ao relevo do local.

“A comunicação e informação não é artigo de luxo e sim de necessidade. A empresa se sensibilizou com os pedidos e dados enviados e desde o início do ano estava fazendo um estudo técnico para implantação de equipamentos na localidade das caieiras. Nesta segunda-feira foram concluídos os trabalhos de instalação e a próximo passo é junto com as empresas vendo suas necessidades”, afirmou o diretor de relações institucionais Oi, Jaime Borin.

Nesta terça-feira, os representantes da empresa Oi participaram de reuniões com cada indústria de calcário a fim de procurar atender a necessidade da cada uma.

Segundo o gerente de vendas da Oi, Raul Garcia, poderá ser disponibilizado até 15 megabytes dedicados para cada empresa, em pacotes conforme da demanda de serviços da indústria. Ele explicou ainda que existem duas categorias de usuários, sendo o doméstico e o empresarial. Para o doméstico a empresa fornecerá ate 10 megabytes compartilhados entre os usuários.

O Vereador Silvio Tondo considera de grande importância a implantação de mais serviços de telefonia na região. “As caieiras abrigam sete indústrias de mineração, que geram emprego e renda para muitos caçapavanos, além de aquecer a economia do município. É com muita satisfação que anunciamos os serviços da Oi na região, que proporcionará mais opções de tecnologia para os nossos epresários”, finaliza.

Data de publicação: 06/05/2014