A paz nas escolas é um assunto que tem sido abordado em todo o país. Em Caçapava do Sul este tema tem tomado forma através de uma iniciativa da Unipampa que iniciou ainda no mês de março, através da capacitação de professores que participaram de encontros semanais, denominado Germinadores da Paz.

Na manhã desta quarta- feira, dia 30 de abril, a Câmara recebeu a visita do coordenador deste projeto. Alves foi recebido pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Peter Linhares para uma reunião juntamente com a colaboradora do projeto, Cleia Silvestre e com o diretor da rádio Portal FM, Everaldo Paim.

De acordo com o coordenador do projeto, Roger Alves, uma maneira de promover a harmonia no ambiente escolar é envolver toda a comunidade, indo além do quadro de professores. O assunto será abordado com pais, alunos e demais funcionários das escolas do município.

“O principal objetivo do projeto é disseminar a cultura da paz e da tolerância em uma perspectiva que não trata a violência como fragilidade moral, mas sim como a expressão de necessidades não atendida. Os conflitos, nesta perspectiva, não são necessariamente negativos, mas sim expressões naturais do encontro de diferentes olhares e realidades, que precisam ser dialogadas, redescobertas e a partir disso, conciliadas”, explica.

O Presidente da Câmara considerou se grande importância esta abordagem em meio ao ambiente escolar. “Considero este projeto uma maneira de ir além da implantação da cultura da paz no ambiente escolar, é uma forma de garantir mais segurança para os estudantes tanto nas escolas como nos seus entornos”, finaliza.

Data de publicação: 05/05/2014