Os vereadores Peter Linhares e Teresinha Grazzioli foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral – por sete votos a zero - do processo de cassação dos seus mandatos, em virtude troca da partido realizada em outubro de 2013, dentro da janela permitida pelo TRE. A alegação dos acusadores foi que os vereadores não poderiam ter feito a troca de legenda durante o mandato. O Tribunal Superior Eleitoral permite a troca de partido em três casos: Perseguição política; expulsão e fundação de um novo partido.

O Presidente do Partido Solidariedade, Caio Casanova disse que “a perseguição política não era pela permanência no partido, mas sim uma perseguição pessoal contra nós, pois mesmo depois que saímos do partido, a perseguição continuou. Eles não queriam apenas nos expulsar, mas sim o nosso mandato. O partido não conseguiu eleger os candidatos que queriam, e com isso fizeram de tudo para me expulsar, e conseguiram no PMDB local, e o objetivo era expulsar também o vereador Peter. Com isso, fomos convidados a fundar o Solidariedade, e entrar em um partido que nos acolheu de braços abertos, que não tem donos, todos fazemos parte desta grande família política. Fizemos a troca dentro do período permitido pela Lei Eleitoral. Meu julgamento está em andamento, as testemunhas já foram ouvidas, e estou confiante, já que meus colegas já foram absolvidos, e tive os três motivos para trocar de legenda, fui perseguido, expulso e fundei um novo partido.

O julgamento da vereadora Teresinha Grazzioli aconteceu em Santana do Livramento na última sexta-feira, ela trocou o Partido dos trabalhadores pelo Solidariedade, alegando que também sofreu perseguição muito forte por parte do seu antigo partido, e que realizou a mudança de legenda amparada pela legislação eleitoral. “Agradeço ao apoio que recebi do Solidariedade, que nos auxiliou desde o início, quando decidimos fundar o partido em Caçapava do Sul. Quero agradecer também a todas as pessoas que estiveram do meu lado durante este período, que demonstraram preocupadas com a minha situação. Estava confiante na minha absolvição, pois fiz tudo na legalidade. O povo me elegeu para representá-los, e esta vitória me dá mais força para trabalhar por eles. Fiquei muito triste com a atitude do ex-vereador Toninho do PT, que entrou com este processo, buscando ficar com a minha vaga, que foi conquistada nas urnas”, desabafou.

Já o julgamento do vereador Peter Linhares aconteceu em Porto Alegre nesta segunda-feira. Linhares agradeceu o apoio a estrutura que recebeu do Partido Solidariedade, para enfrentar este processo. “Fico grato a minha família, amigos e meus eleitores que me acompanharam, torceram muito por mim e me deram força neste momento delicado que eu estava passando, que era o pedido de cassação do meu mandato. A justiça foi feita, isto prova que estávamos certos naquele momento que resolvemos fundar um novo partido e trocar de legenda. Saímos de um partido desestruturado, perseguidor, com donos, para ir para um partido aonde somos ouvidos e que se importa com a nossa opinião”, finalizou o Presidente da Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 30/04/2014