Na manhã de sexta-feira (4), a vereadora Teresinha Grazzioli, do Solidariedade, foi recebida pelo Gerente da Corsan, Germano Pedroso, onde foram tratados vários assuntos relativos ao abastecimento de água nos bairros e sobre o esgoto da cidade.

Teresinha questionou o andamento das obras no reservatório de água do Forte D. Pedro II, pois moradores dos bairros da cidade, às vezes ficam sem água durante alguns períodos do dia. Germano disse que os técnicos estão trabalhando na obra, e que estão dentro do cronograma. O gerente informou que a obra deste reservatório resolverá o problema de abastecimento nos bairros, pois a distribuição será setorizada e também serão instaladas válvulas de retenção, pois a Caçapava do Sul tem bairros que ficam em partes muito altas e outras muito baixas, equalizando assim o fluxo de água e mantendo todos os bairros abastecidos.

A vereadora Teresinha Grazzioli acompanhou o Pedroso até o local das obras, e pode constatar que os técnicos da empresa contratada estão trabalhando na construção da casa de máquinas e em seguida, trabalharam na impermeabilização do reservatório. “Fiquei muito feliz de ver esta obra em andamento, pois a população sofre com a falta de água em alguns bairros do município”, disse a vereadora.

Outra questão abordada foram as novas redes de água que serão instaladas, uma na região do Patronato (Escola Municipal Patrício Dias Ferreira), onde o material para a obra já está no pátio da Corsan, e segundo o gerente Pedroso, estão aguardando apenas o envio de uma máquina por parte da Corsan para realizar o serviço de 800 metro de rede de água para aquela comunidade. Outra rede de abastecimento que será feita é a do Rincão do Seixas, onde será assinado um convênio com a prefeitura municipal, onde a Corsan entra com o material e a prefeitura com a mão de obra para construir mais 800 metros de rede de água. A vereadora Teresinha acompanhou o sr. Pedroso até o local onde os canos para as novas redes de águas estão armazenados, e também já existem canos para ampliação do esgoto do Bairro Promorar.

A vereadora questionou Pedroso sobre a responsabilidade da Corsan em administrar o esgoto cloacal da cidade. O gerente explicou que, em primeiro lugar, Caçapava do Sul não tem rede esgoto para ser tratado pela Corsan, tem apenas o pluvial. Para a Companhia tratar este esgoto, ela precisa fazer a rede de esgoto da cidade, aproximadamente 21 quilômetros de canos. Para isso, a empresa irá construir uma estação de tratamento para receber o esgoto padronizado da cidade, tratar e devolver para os mananciais. Hoje, a cidade tem apenas esgoto pluvial, misturado com o cloacal. Pedroso informou que o material já está chegando para o início das obras, e que esta estação ficará perto da barragem da Corsan. Hoje, só existe esgotamento, que é de responsabilidade da Corsan, na Promorar. E após a construção da estação principal, serão feitas bacias de coleta deste esgoto de bairros, e levados para a estação de tratamento de esgoto e a agua será devolvida ao meio ambiente, tratada.

Após a visita na Caixa de Água do Bairro Floresta e também no pátio da Corsan, acompanhada do Gerente Germano Pedroso, Teresinha agradeceu muito a atenção de Pedroso e convidou o gerente para que, assim que os projetos sejam iniciados, Pedroso faça uma visita à Câmara de Vereadores para apresentar aos colegas e a população as obras que estão sendo realizadas pela empresa.

Data de publicação: 08/04/2014