O Presidente da Câmara de Vereadores da Caçapava do Sul, Peter Linhares recebeu na manhã desta segunda-feira o Presidente do Sindicato dos Mineiros do RS e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Rio Grande do Sul (NCST/RS), Oniro Camilo, juntamente com vários membros do Sindicato e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Moacir Meirelles de Oliveira.

Na ocasião Camilo explicou ao presidente que o Sindicato tem visitado as Prefeituras e Câmaras de Vereadores do RS em busca de apoio político para que a Lei do Marco Regulatório da Mineração, que um conjunto de leis que vai gerir a mineração em nosso país, onde ainda temos em vigor leis da década de 1960, que está tramitando em Brasília, não seja votada sem um estudo profundo da sociedade, pelos trabalhadores e pelos políticos. “Este projeto foi debatido nas capitais brasileiras, mas não foi levado até as duas mil cidades que tem empresas que exploram o minério, que são as mais interessadas. Precisamos debater mais este assunto. O sindicato dos Mineiros não defende bandeira político/partidária, em respeito ao associado, no congresso nacional, precisamos de todos, desde que, defendam os interesses do trabalhador”. Finalizou o presidente do Sindicato dos Mineradores, Oniro Camilo.

Peter Linhares disse que a Câmara é um local democrático e que a sociedade de Caçapava do Sul deve estar atenta aos problemas dos trabalhadores que atuam nas empresas de extração mineral, tendo em vista que nossa cidade tem sete empresas que geram muitos empregos e renda para o município.

Na abertura da sessão plenária o presidente do Sindicato Oniro Camilo utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores e deixou uma cópia de um relatório aos vereadores contendo dados sobre o Sindicato e as principais ações que eles buscam para o trabalhador da indústria extrativista no Brasil. No final de seu pronunciamento, os vereadores puderam fazer questionamentos e saber um pouco mais sobre as reivindicações do Sindicato.

Data de publicação: 01/04/2014