O Presidente da Câmara de Vereadores Peter Linhares (SDD) e o vereador Luis Fernando Torres – Boca (PT) estiveram na sede da Companhia Rio Grandense de Saneamento – Corsan, em Porto Alegre, na sexta-feira, dia 24, onde foram recebidos pelo Diretor de Expansão, Luis Fernando Jochins. Um dos assuntos em pauta foi a ampliação da rede distribuição de água no Rincão dos Seixas e no Rincão dos Bitencourt, onde o vereador Peter recebeu um e-mail, datado de 27/07/2011, assinado pelo eng. Ricardo Röver Machado, comunicando o envio do material necessário para execução do trabalho da rede de água destas localidades, estava sendo encaminhado para Caçapava do Sul. A contrapartida da mão de obra ficaria a cargo da prefeitura municipal, segundo o documento. Mas, conforme os vereadores, que foram convidados pela comunidade para uma reunião, esta obra não foi realizada. Foi entregue cópia do documento ao Diretor Jochins, que fez uma pesquisa e não encontrou nenhum registro sobre este assunto no banco de dados da Corsan. Também foi colocada em pauta a extensão da rede de água da Vila Pereirinha, Patronato e do Frigorífico. A informação passada do pelo Diretor da Corsan é que, em Porto Alegre não existe nenhum projeto para a extensão da rede de água para estas localidades. Para o vereador Luis Fernando, esta informação causou estranheza, pois tinha conhecimento de que estes projetos estavam em andamento. Em outra reunião, desta vez com o Chefe de Gabinete da Presidência, o Sr. Luis Martins Goethel, que a pedido dos vereadores, entrou em contato com o Superintendente Geral da Companhia e marcou uma nova reunião para o mês de fevereiro, em Caçapava do Sul, para tratarem destes assuntos. Foi tratado também o assunto da Caixa d’água do Bairro Floresta, que segundo o Goethel entrará em operação na segunda quinzena do mês de fevereiro. Segundo Boca Torres, os moradores da localidade estão sofrendo com a falta de abastecimento de água, e conforme constatado pelo vereador, hoje em dia o abastecimento é interrompido pela Corsan às 23 horas, deixando os usuários sem água no período da noite. Boca Torres disse ainda que nesta semana fará uma reunião com os moradores do Rincão dos Bitencourt, onde irá repassar as informações que buscou em Porto Alegre, e será feita uma ata desta reunião, que será entregue ao Superintendente Regional da Companhia. “No início de janeiro procuramos estas informações no escritório da Corsan de Caçapava do Sul para saber se havia algum projeto para estas áreas na superintendência regional, pois nossa intensão é colaborar com a agilização destes processos, já que estes moradores estão sendo prejudicados. Desde 2008, quando entrei na política, acompanho, através da imprensa, reuniões de políticos prometendo resolver o problema. Quando me convidaram para ir ao Rincão dos Bitencourt, a população estava revoltada com esta situação. Vou acompanhar o andamento destes projetos, pois é meu dever como vereador, buscar as informações sobre estas obras que não foram realizadas, não posso e não vou prometer que serão feitas as ampliações da rede de água, mas pretendo ajudar a dar uma solução a este problema”, concluiu Boca Torres.

Data de publicação: 29/01/2014