O vereador Silvio Tondo Tolfo esteve na semana passada na Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequenas Empresa, onde conversou com seu conterrâneo e servidor da SESAMP, Caiçara Rosa Miranda sobre o Programa Gaúcho de Microcrédito.

Miranda explicou que o objetivo do governo do Estado do Rio Grande do Sul é instituir, através do Programa Gaúcho de Microcrédito, linhas de financiamento para atendimento de necessidades financeiras de atividades produtivas de pequeno porte que estejam alijadas do acesso ao sistema financeiro tradicional. Para isso, o microempreendedor deve acessar o site http://www.microcreditors.com.br/ ou ligar para (51) 3288-5555, e verificar se a sua necessidade se enquadra aos parâmetros do projeto.

Segundo o Miranda, os clientes do Programa Gaúcho de Microcrédito são pessoas que trabalham por conta própria, empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários que atuam nos setores informal ou formal da economia. O PGM também facilita o acesso ao crédito às pessoas de perfil empreendedor que tenham interesse em iniciar uma atividade produtiva, através dos bancos comunitários. As iniciativas podem ser agrupadas, conforme o setor em que os clientes atuam: Indústria/marcenarias, sapatarias, carpintarias, artesanatos, alfaiatarias, gráficas, padarias, produções de alimentos, comércio/ambulantes, vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, vendedores de cosméticos, etc. Serviços - Salões de beleza, oficinas mecânicas, borracharias, entre outros. O programa oferece crédito de R$ 100,00 a R$ 15 mil para serem pagos em até 24 parcelas. Em Caçapava do Sul, o posto de atendimento fica Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, no Centro Administrativo, com a Srª Katia Xavier Santos, mais informações pelo telefone (55) 3281-1040.

Para o vereador Silvio esta é uma oportunidade dos pequenos empreendedores começarem seu negócio ou melhorar as condições de equipamentos, instalações, buscando alavancar seu empreendimento. “O objetivo da visita foi de buscar mais informações para poder contribuir com os microempreendedores de nossa cidade, e também impulsionar a economia local”, finalizou o vereador.

Data de publicação: 29/01/2014