A Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Marquinho Vivian (Presidente), Antonio Tolfo – Bingo (membro) e Serafim Colares Neto (membro), junto com a Ascar-Emater/RS realizaram uma Audiência Pública em defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social Gaúcha e a imunidade tributária e filantrópica da Ascar-Ematar/RS na quinta-feira, dia5, no plenário da Câmara de Vereadores.

A abertura da audiência foi realizada pelo presidente da Comissão, vereador Marquinho Vivian, que presidiu os trabalhos e fez um relato sobre a importância da Ascar-Emater/RS para os produtores rurais de Caçapava do Sul e Região. Fizeram parte da mesa o prefeito Otomar Vivian, o Secretário da Agropecuária Lúcio Moreira, o Gerente Regional as Ascar-Ematar/RS Bagé Luis Fernando Fabrício e Vianei Rosso representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul. Estiveram presentes os demais vereadores, secretários de município, produtores rurais, fruticultores, olivicultores e um bom público que assistiu as manifestações em defesa da entidade. Na sequência, o gerente regional da Ascar-Emater/RS, Luis Fernando Fabricio, realizou uma apresentação sobre os dados da Instituição, como composição, abrangência, público assistido, importância da Ascar-Emater/RS para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, assim como a atual situação do litígio que cassou a liminar que garantia a filantropia da entidade.

O prefeito Otomar Vivian se manifestou dando total apoio a reivindicação realizada por iniciativa da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores e pelo escritório da Ascar-Emater/RS de Caçapava do Sul, e afirmou que a entidade presta um serviço de vital importância para o desenvolvimento da agropecuária do município. O secretário Lúcio Moreira se manifestou dizendo que havia participado também da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 2, juntamente com o vereador Marco Vivian, e que a secretaria de agropecuária é uma parceira da Ascar-Emater/RS e que o trabalho desenvolvido, gratuitamente, com o homem do campo é de extrema importância para desenvolvimento econômico do município. Já o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vianei Rosso, falou que boa parte do alimento consumido pela comunidade vem da agricultura familiar, e que a entidade faz um grande trabalho com o produtor rural, que não precisa pagar nada pela assistência técnica.

O vereador Silvio Tondo falou em nome do legislativo e salientou que o governo deveria dar uma atenção especial a Ascar-Emater/RS pelo trabalhado que vem desempenhando há muitos anos ao lado do homem do campo, onde esta parceira tem trazido benefícios para estas famílias e para o desenvolvimento social do estado. Disse também que a Câmara de Vereadores de Caçapava esta junto nesta luta que busca manter a filantropia da entidade, trazendo assim a gratuidade no atendimento aos produtores rurais do município e da região.

O Conselheiro Indígena da Aldeia do Irapuá, Albino Gimenes disse que a entidade desenvolve importantes projetos junto a comunidade indígena e que sua permanência é necessária e vital para estas comunidades.

Marco Vivian encerrou a audiência fazendo a leitura do texto onde constam as reivindicações da Ascar-Emater/RS e disse que a justiça precisa rever a situação, pois a entidade é responsável pelo desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, desta forma, também pela alimentação no Rio Grande do Sul, finalizou o vereador.

Data de publicação: 09/12/2013