O Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores Marquinho Vivian (PMDB) reuniu-se com o Chefe do Escritório daEMATER-RS/ASCAR, Gustavo Lima, para organizarem audiência pública em defesa da assistência técnica de extensão rural e social gaúcha da EMATER-RS/ ASCAR, com o apoio do Governo do Estado/SDR, FAMURS, FETAG, FETRAF, Via Campesina, COCEARGS, ASAE, SINTARGS, SEMAPI e SENGE, que será realizada no dia 5 de dezembro de 2013, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Na segunda-feira, (2), o vereador Marquinho Vivian irá representar a Câmara de Vereadores, como presidente da comissão de agricultura na audiência pública, com o mesmo tema, que será realizada no Parque da Harmonia em Porto Alegre.

O encontro tem o objetivo de mostrar às entidades a importância da instituição não governamental que presta serviços de relevância publica de forma gratuita, planejada e continuada ao Sistema de Proteção Social, tem o direito de isenção fiscal/imunidade tributária, como é o caso da EMATER-RS/ASCAR.

A atuação da EMATER-RS/ASCAR é socioassistencial, comprovada através de: geração de processos educativos e participativos, não somente ao que se restringe à produção de alimentos, como também nas áreas de garantias de direitos, saúde, saneamento, gerenciamento de produção, acesso a mercados, geração de renda, economia no domicílio e lazer.

As ações socioassistenciais envolvem as famílias, a adolescência e a velhice, zelando pelas questões de gênero e étnicas. A população do meio rural, alvo das políticas de proteção social, tem uma maior limitação, em relação à urbana, para acessar estas ações, em função da falta de informação, acessos, distâncias, meios de comunicação, transporte ou pela inexistência, ou baixa atuação, dos equipamentos sociais.

O Presidente da comissão convida a comunidade para participar do evento.

Data de publicação: 29/11/2013