No final da manhã desta terça-feira, (18), o Prefeito Otomar Vivian recebeu a Vereadora Jussarete Vargas, (PTB) o Assessor do Deputado Estadual Marcelo Moraes e ex-prefeito de Santana da boa Vista, Rui Freitas, a Secretária de Educação, Maureli Lopes, representante da União dos Estudantes do Rio Grande do Sul, Luis Felipe, e os representantes dos estudantes caçapavanos, Fernanda Miranda e Carolina Linhares de Oliveira. A pauta da reunião foi sobre o passe livre, onde Rui Freitas explicou aos presentes algumas peculiaridades de como a lei foi votada sobre as emendas que os deputados inseriram nessa lei, pois no início o governador criou o passe livre, contemplando apenas algumas cidades do estado, onde os deputados não concordaram, e fizeram varias manifestações até conseguirem que o passe livre seja estendido para todo o estado.

Segundo Freitas, ainda não está como a sociedade deseja, pois o percentual de valores está fixado entre 20% e 30%, mas a união dos estudantes junto com o parlamento gaúcho seguirá buscando custeio dos 100% do valor do passe livre junto ao governo.

Disse ainda que, estão fazendo reuniões nas cidades do interior, junto com representantes da União dos Estudantes, convidando os prefeitos para que façam a adesão, pois o prazo é até 22 de novembro para o ano de 2013.

Luis Felipe disse que o governo do estado tem os 16 milhões em caixa para poder bancar este beneficio, sendo que oito milhões estão disponíveis para a capital e o restante para o interior. Além dos estudantes de terceiro grau, a lei contempla também estudantes de cursos técnicos.

Os alunos precisam estar cadastrados na união dos estudantes, e ter renda familiar de no máximo 1,5 salários mínimos. O beneficio é individual, e não para as associações.

Otomar Vivian disse que desde a época em que foi prefeito, pela primeira vez, foi implantado o auxílio aos estudantes universitários, e a prefeitura pagava o óleo diesel para que os alunos fossem levados até Bagé. Hoje a prefeitura auxilia as quatro associações que transportam os estudantes para: Bagé, Santa Maria, São Gabriel e Cachoeira do sul. Esta lei é o primeiro passo para que os alunos tenham o direito de receber um subsídio para estudar, mas precisamos, junto com os deputados, fazer uma frente para melhorar a porcentagem que cada aluno recebe, pois ainda não é a ideal. Quando conseguirmos que o governo do estado pague os 100% do passe livre, as prefeituras, que hoje assumem muitos compromissos do estado, terão uma diminuição em suas despesas, tendo em vista que a lei não obriga que as prefeituras auxiliem estudantes do terceiro grau, a prefeitura auxilia, pois entende a importância que tem para esses alunos e para o desenvolvimento do município.

Data de publicação: 20/11/2013