As chuvas desta semana, já somavam cerca de 100 milímetros em Caçapava do Sul, deixando os arroios e sangas cheios e danificando várias ruas e estradas do município. Mas a enxurrada que caiu neste sábado, dia 26, elevando o volume de chuva da semana para cerca de 192 milímetros, estragou 80% das ruas do perímetro urbano e danificou várias estradas do interior, inclusive as que já tinham sido consertadas pela Prefeitura, além dos danos causados em passarelas e bueiros.
O Secretário de Obras, Ilson Tondo, junto com sua equipe fez um levantamento na tarde de sábado dos estragos causados pelo temporal. Um dos pontos visitados pelo Secretário e pelo Prefeito Otomar Vivian, foi a ponte de concreto do Passo dos Carvalho, que segundo moradores no momento da chuva de sábado a água estava passando por cima da ponte, mas felizmente a ponte resistiu a enchente e continua no lugar.

No domingo, após as águas baixarem, o Presidente da Câmara de Vereadores, José Sidnei Menezes – Pirola, acompanhou o Secretário Ilson Tondo em uma nova expedição pelo interior, verificando os estragos causados pela chuva de sábado. Os principais pontos visitados foram as localidades dos Lanceiros, Passo dos Carvalho e Rincão de Lourdes, onde recentemente foram entregues três pontes que irão melhorar o trânsito de moradores e produtores da região.

Ilson e Pirola conversaram com moradores da região que ficaram preocupados com o volume de água que passou por cima da ponte. “Achamos que a chuva iria levar a ponte.” Afirma um morador da localidade.

“Este fato da ponte ter aguentado a força da água passando por cima, comprova que a construção foi muito bem feita pela empresa licitada”, disse Tondo.

A planejamento da Secretaria é a partir de terça-feira, dia 29, organizar um mutirão nos pontos mais danificados, tanto na cidade, quanto no interior, para tentar amenizar o máximo os estragos. Após esta ação emergencial, o roteiro de consertos normal será retomado.

Data de publicação: 29/10/2013