A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul está inserida na programação especial da semana que o município comemora 182 anos de emancipação política.

Para o domingo, dia 20, a Câmara de Vereadores realizará o Grande Expediente Especial no CTG Ronda Crioula (Casa de Pedra) nas Minas do Camaquã, às 15 horas, em homenagem à abertura das comemorações da semana do município, e post-mortem do Coronel João Dias dos Santos Rosa, por sua representação histórica.

Os vereadores acompanharão as atividades do translado dos restos mortais do Cel. João Dias dos Santos Rosa, que foi idealizado pelo senhor José Deni Rodrigues Silveira, fundador Ca Confraria dos Ex-Moradores e amigos das Minas do Camaquã – Cemamc.

O evento tem por objetivo, além de dar início as festividades da semana de Caçapava do Sul, promover o resgate histórico e o reconhecimento post-mortem do insigne militar e fazendeiro que descobriu o minério de cobre no Sul do Brasil. Durante a sessão será oficializado o Brasão das Armas, da Bandeira e do Hino das Minas do Camaquã.

Para o dia 21, às 19 horas, acontecerá a Sessão Solene em Homenagem aos 182 anos de emancipação do município e Premiação do Concurso Cultural Expresse seu amor por Caçapava do Sul, onde será realizada a premiação das três modalidades: fotografia, charge e literatura.

O Concurso é uma parceria entre o Projeto Caminhos do Sul da América, Flor de Tuna Cia de Aventura, Jornal do Pampa, Lojas Deltasul e Poder Legislativo. Na ocasião também acontecerá uma exposição no saguão da Câmara de Vereadores, onde todos os trabalhos selecionados ficarão à disposição para a apreciação dos caçapavanos.

Data de publicação: 16/10/2013