Nesta sexta-feira (27), o vereador Sílvio Tolfo Tondo, o chefe de gabinete Luis Carlos Venite e o gerente do Banrisul Vilmar Ritter, estiveram na fábrica de azeite de oliva Tecnolivas (Prosperato), onde fizeram uma vista às dependências da indústria.

O gerente da empresa, Paulo Forgiariani, apresentou todas as etapas de produção da fábrica, desde as mudas que são feitas pela Tecnoplantas, empresa do grupo, seleção do produto, lavagem dos frutos, moagem, extração do óleo, filtragem e centrifugação até o envasamento do azeite.

Forgiarini solicitou a visita do vereador, pois a água que esta sendo usada hoje para lavagem dos frutos, não tem a qualidade necessária que a produção exige. Com isso, o vereador Silvio Tondo, que é professor de uma escola agrícola, indicou uma empresa que faz o tratamento e entrou em contato com o senhor Fábio Pereira, diretor da Bioquim, que virá a Caçapava em outra oportunidade para avaliar a possibilidade de instalação de uma central de tratamento desta água.

O gerente disse também que a empresa Tecnoplantas esta a disposição dos produtores locais e de quem quiser começar uma plantação de oliveiras para dar orientações técnica e acompanhamento aos produtores que queiram entrar no ramo.

Vereador Silvio Tondo, disse que as instalações da fábrica são modernas e produz um azeite de grande qualidade: “Isto é muito importante para Caçapava do Sul, pois iremos produzir um azeite extra-virgem de qualidade para entrar com muita força no mercado nacional. Isso demanda um tempo ainda para aumentar a produção de olivas na região, mas para o futuro será um grande empreendimento, revertendo em ganho financeiro para o município. Tive a oportunidade de conhecer a empresa Bioquim e por isso entrei em contato para auxiliar a Tecnolivas (Prosperato) na solução desse problema da água, para melhorar a produção”. Conclui o vereador.

Data de publicação: 02/10/2013