Entre os dias 25 a 27 de setembro, o Diretor da Câmara de Vereadores Eriton Talarico e o Chefe de Gabinete Irineu Costa, estiveram em Brasília/DF, para participar do Encontro Nacional da Interlegis, programa do Senado Federal, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro, onde é considerado o maior programa de modernização e Integração do Legislativo em todo o Brasil. Suas ações são dirigidas ao Congresso Nacional (Câmara e Senado Federal) Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, para organização de seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia, agilizando assim os tramites internos e externos da casa. Este programa já foi implantado em cerca de 279 Câmaras Municipais de todo o país.

No mês de agosto o Presidente da Câmara José Sidnei Menezes assinou o convênio com o Senado Federal, e os servidores do legislativo foram à Brasília para realizar o treinamento dos produtos Interlegis, disponibilizados às Câmaras Municipais gratuitamente, e também participar de palestras de integrantes do Interlegis, CGU, TCU e Ministério das Comunicações.

Segundo Eriton Talarico, foram apresentadas as principais ferramentas de trabalho para as Câmaras, entre elas, o Portal Modelo, que realiza a manutenção e atualização das Leis; o SAPL – Sistema completo de gerenciamento do processo legislativo, que serve para elaborar todas as preposições, o protocolo e a tramitação das matérias legislativas e organiza as sessões plenárias; o SAAP – Sistema de Apoio ao Gabinete Parlamentar, que automatiza as principais funções do Gabinete do Vereador e o SPDO – Sistema de Protocolo e acompanhamento de documentos, permitindo maior agilidade da tramitação de documentos e o menor uso de papel e impressões.

A Interlegis disponibiliza para o legislativo todas estas ferramentas de trabalho sem custo nenhum. “A licença, a instalação e treinamento é realizado por servidores do Senado Federal são feitos sem ônus para as Câmaras Municipais. Se estes softwares tivessem que ser adquiridos, teriam um custo bastante elevado, por isso temos que aproveitar esta oportunidade e buscar o quanto antes a implantação deste sistema para modernizar os processos na câmara, segundo informações passadas pelo Diretor de Planejamento e Fomento, Sr. Raimundo Araújo Júnior, responsável pelas novas implantações, explicou que as câmaras devem procurar o Senado Federal para pleitear a instalação do programa, tendo em vista o grande número de câmaras municipais no Brasil.”, afirmou Irineu Costa.

Com a implantação deste serviço, a Câmara de Caçapava do Sul irá tornar um polo regional de utilização e difusão dos produtos Interlegis, que além de modernizar o tramite interno dos processos da câmara, também poderá ser uma referência regional.

O legislativo fará um documento solicitando apoio do Poder Executivo para pleitear junto as senadores gaúchos para que a instalação do sistema seja feita o mais breve possível, tendo em vista a melhoria e agilidade do sistema de gerenciamento de processos na Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 01/10/2013