Na sessão ordinária desta segunda-feira, (23), a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul aprovou o projeto de Lei nº 3534/2013, autorizando o Poder Executivo a proceder alienação administrativa mediante leilão de três imóveis pertencentes ao Município de Caçapava do Sul, para utilização destes recursos na aquisição de um terreno, mediante compra ou permuta, para ampliação da área da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, que, segundo correspondência enviada ao executivo caçapavano, demonstrou interesse em ampliar, ainda este ano, as dependências do campus de Caçapava do Sul.

O projeto consiste no poder executivo criar um comitê para acompanhar a venda ou a permuta de áreas do município para, com os recursos adquiridos, poder adquirir uma nova área, de mais 40 hectares, junto ao atual campus, para construção de mais de seis mil metros quadrados.

Conforme disse o prefeito Otomar Vivian, “esta obra trará mais desenvolvimento para Caçapava do Sul, com a construção de uma biblioteca com cerca de dois mil metros quadrados, auditórios, laboratórios, salas de aula, também uma casa de estudantes, com capacidade para mais de 90 pessoas, restaurantes universitários. Será a base para sediarmos aqui um geoparque, com referência mundial para pesquisas na formação do universo e nas pesquisas minerais, essenciais para o desenvolvimento da nossa região”.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, José Sidnei Menezes, “votamos este projeto com muita convicção, pois temos certeza que é o melhor para Caçapava do Sul. Todos os vereadores apoiam esta ação do executivo, pois sabemos que a Unipampa já mudou a cara da nossa cidade, e com esta ampliação, temos a certeza que nosso município irá se desenvolver muito mais, dando a oportunidade para os filhos dos caçapavanos poder estudar em uma universidade federal sem precisar ir embora da nossa cidade, sem precisar se deslocar diariamente para outras cidades, sem falar que trás novos horizontes para nosso município, novos debates, a integração com a comunidade e muitos outros benefícios para os caçapavanos” finalizou Pirola.

O vereador Peter Linhares disse em seu pronunciamento que há anos vem trabalhando pelo desenvolvimento da área industrial, mas concorda em abrir mão desta área para a que seja negociada, podendo assim o município adquirir este terreno para a ampliação do campus da Universidade Federal do Pampa, “temos a prova que a vinda de professores e alunos para Caçapava do Sul, auxiliou no progresso de nossa cidade, e também na formação de jovens caçapavanos que não precisam sair de casa para estudar, ter uma profissão digna”.

O projeto diz ainda que, se o valor arrecadado pela venda dos imóveis do município for suficiente para a compra do referido terreno para a universidade, sobrando uma parte, poderá ser adquirido ainda um outro terreno para a construção das instalação do Fórum, onde o estado se compromete em realizar a obra em troca do atual prédio onde funciona o órgão.

Data de publicação: 24/09/2013