Na quinta-feira, dia 5, os vereadores de Caçapava do Sul ,Antonio Tolfo– Bingo (PP) eJussarete Vargas(PMDB), acompanhadas das integrantes doClube do Cão, Márcia Gervásio e Estefânia da Fontoura, foram a Bagé conhecer a estrutura organizacional do “Núcleo Bageense de Proteção aos Animais”, presidido por Maria Beatriz Souza, e também pela Coordenadora do Centro de Detenção aos Cães de Rua, Cleonice Resende.

A comitiva foi recebida no Centro de Controle de Zoonoses e Saúde Animal do município vizinho, onde conheceram as dependências e como funciona o atendimento aos animais de estimação. Através de convênio firmado com aPrefeitura de Bagé, que custeia alguns funcionários, a casa onde funciona o centro, alimentação e medicamentos. As voluntárias da ONG participam da administração do local, bem como, fazem um trabalho educacional com a população, orientam que os animais sejam levados ao centro para serem castrados.

Os animais criados para produção de filhotes, os proprietários devem pagar um imposto anual. O centro também presta atendimento gratuito aos animais de famílias de baixa renda (até três salários mínimos). Segundo a Presidente da ONG, Maria Beatriz, este trabalho vem sendo realizado desde 2006.

“Fizemos muitas ações localizadas, algumas deram certo, outras nem tanto, mas estamos chegando num modelo onde o resultado está sendo satisfatório. Nestes anos de trabalho e pesquisa, chegamos à conclusão que a esterilização dos animais é a melhor maneira de controlar o número de cães e gatos nas ruas. Isto pode demorar mais de 10 anos, mas é o método mais eficaz”.

Conforme a Coordenadora do Canil, Cleonice Resende, neste espaço os cães são muito bem tratados.

- Cuidamos dos cães que chegam com ferimentos, com doenças, desnutridos, depois fazemos uma triagem e levamo-los para setores onde melhor se adaptam. Mas o custo para manter estes 350 cães é de R$ 31 mil mensais com despesa de pessoal, manutenção, medicamentos, além de mais R$ 15 mil de ração por mês. A população acha que é um custo alto para manter o canil, mas temos a convicção que aqui, estes animais estão bem tratados, e não estão nas ruas transmitindo doenças - declarou.

A vereadora Jussarete Vargas ficou encantada com as instalações do centro de controle de zoonoses, com o trabalho desenvolvido pela ONG e também com a organização do Canil.

“Recebemos uma cópia da Lei elaborada em 2005pelaCâmara de Vereadores de Bagé. Vamos analisar junto com as voluntárias do Clube do Cão para verificar a melhor maneira de adaptar para a realidade de Caçapava do Sul. Queremos firmar uma parceria com o Clube do Cão e auxiliar no que for possível para que este assunto seja tratado com seriedade pelo Poder Público e também pela população”, disse a vereadora.

O vereador Bingo afirmou que a justificativa das voluntárias da ONG de Bagé foram convincentes para ele entender que a melhor maneira de tratar o assunto é fazendo a esterilização dos animais, e não apenas recolher para o canil.

- Vi de perto o empenho do pessoal que cuida dos cães e gatos na central e fiquei impressionado com o trabalho deles, vamos trabalhar para melhorar as condições de tratamento aqui em nosso município - finalizou o vereador.

Data de publicação: 23/09/2013