Vereadores representando sete municípios se reuniram nesta sexta-feira, dia 6, para uma reunião na Câmara de Vereadores de Candiota, onde realizaram a eleição da primeira Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação de Vereadores da Região da Campanha - AVERCAMP.

O presidente do Corede Campanha, João Sérgio Machado e o representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Mateus Campos de Azevedo, abriram a reunião explicando que este é um importante passo para o desenvolvimento da região da Campanha, através da união dos parlamentos das cidades de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito e Aceguá.

O presidente do Corede afirmou que este processo teve o apoio dos vereadores Luis Fernando Torres - Boca e Peter Linhares, que percorreram as Câmaras de Vereadores das cidades que fazem parte da associação, e mostram a importância de unir os parlamentares para poder fortalecer as forças políticas da região da campanha, independente de sigla partidária. “Nosso pensamento é fortalecer as políticas das cidades da Região da Campanha”. Explicou também que a diretoria e do conselho fiscal será formada por dois vereadores de cada município.

Machado disse que já este em tratativa a formação da Associação de Prefeitos da Região da Campanha, antiga “Sudoeste”, que em conjunto com o COREDE Campanha e a Associação dos Vereadores, terão uma ferramenta de desenvolvimento econômico para esta parte do Estado.

O Presidente da Câmara de Vereadores da Bagé, Paulinho Parera, falou para os colegas que a AVERCAMP terá um papel fundamental na formação socioeconômica dos municípios, pois o grupo irá buscar investimentos para as cidades que fazem parte da região, e segundo ele “uma coisa é buscar uma reivindicação feita por um município que tem 4 mil votos, outra é fazer a mesma solicitação por um grupo que tem mais de 200 mil votos, e independentemente sé um projeto regional ou localizado para um dos municípios. Acredito que teremos muito mais força para trabalhar e trazer melhorias para nossa região”, finalizou o vereador.

Para o vice-presidente da Associação, Luis Fernando Torres – Boca é de grande importância Caçapava do Sul ter uma representação do parlamento na Diretoria da ASCAMP, e ter a oportunidade de participar de reuniões e eventos que possam fortalecer os laços políticos entre os municípios da região e os governos federal e estadual.

Peter Linhares, membro do Conselho Fiscal, disse que esta iniciativa de formar esta associação tende a trazer benefícios para as cidades que fazem parte do grupo, tendo em vista que a região da campanha vem se desenvolvendo economicamente, e com esta união teremos mais força para buscar novos investimentos e também cobrar com mais intensidade do governo.

Os representantes de Dom Pedrito não puderam comparecer na reunião, por este motivo as vagas de 2º tesoureiro e membro do conselho fiscal serão escolhidos no próximo dia 18 de setembro, quando será realizada a primeira reunião oficial da AVERCAMP em Dom Pedrito.

Após a leitura da ata de fundação da Associação, os vereadores fizeram a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal que ficou composto da seguinte forma para os próximos dois anos legislativos:

Presidente: Paulo Parera - Bagé;

Vice-Presidente: Luis Fernando Torres - Caçapava do Sul;