Nesta quarta-feira, dia 28, reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores de Caçapava do Sul, a Vereadora Jussarete Vargas (PTB) acompanhada de sua Chefe de Gabinete, Graziella Weigert; o Vereador Antônio Tolfo – Bingo (PP); o Coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Arioci Nunes Maciel; o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fabio Oliveira; as voluntárias da ONG Clube do Cão de Caçapava do Sul, Lidia Regina Dutra, Estefânia da Fontoura, Mara Regina Nicola, Valdirana Zago Lopes, Luciana Lopes e Bélks de Freitas. O principal objetivo da reunião foi tratar sobre o preocupante aumento da população canina nas ruas de nosso Município, bem como a falta de estrutura para abrigar os animais abandonados. Diante desse cenário, possíveis soluções foram elencadas a médio e a longo prazo, visando o bem-estar animal e a saúde da população.

De acordo com a Vereadora Jussarete Vargas, “a situação dos cães abandonados vêm preocupando bastante a população caçapavana que me procura frequentemente para tentarmos mudar essa triste situação. Essa já é a segunda reunião que promovemos com o intuito de encontrarmos soluções e unirmos forças em prol dos animais e temos conseguindo progredir bastante. Temos várias pessoas engajadas nesse causa e que estão dispostos a nos ajudar”.

Valdirana, membro da ONG, argumentou que “não existe cachorro de rua e sim cachorro colocado na rua”. Dessa forma, uma das medidas para evitar essa situação, e que de acordo com o Coordenador Arioci Nunes Maciel, já está sendo providenciado pela Secretária de Saúde, é a colocação de microchips de identificação nos animais, para assim poder identificar e punir quem larga os cães na rua, enfatizando e promovendo a guarda responsável em nosso Município. Essa ação já tem sido empregada com êxito em diversos estados do nosso País.

Uma outra preocupação que também foi abordada, é a falta de estrutura do atual Canil Municipal. De acordo com o Secretário de Planejamento, Fábio Oliveira, está sendo realizado um levantamento dos terrenos pertencentes a prefeitura. A previsão é que em Setembro essa averiguação seja finalizada. Com esses dados em mãos, poderemos analisar e sugerir um local adequado para a realocação do canil.

Como medida a curto prazo, ficou decidido que será realizada uma campanha educativa e de conscientização contra o abandono e maus-tratos de animais, que contará com a união dos poderes executivo e legislativo e com a ONG Clube do Cão. Em relação a isso, a Vereadora Jussarete irá buscar o apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar que anteriormente colocaram-se a disposição da Vereadora para auxiliar no projeto.

O vereador Bingo entrou na sessão plenária, em junho deste ano, com o requerimento nº 199/2013, pedindo providências da Vigilância Sanitária em relação ao recolhimento de cachorros soltos nas ruas, para serem encaminhados ao canil municipal. Segundo ele “a fiscalização sanitária, em conjunto com a comunidade e as ONGs devem se unir para buscar uma resolução para este caso, pois os cães sem donos que andam pelas ruas, além de sujar as praças e canteiros, que estão sendo restaurados, seguem disseminando doenças. Continuo interessado e preocupado em auxiliar o Clube do Cão e toda a comunidade para melhorar esta situação e manter nossa cidade limpa, mas isso só será possível combinando cuidados básicos com os cidadãos, os animais, o poder público e todo o meio ambiente” finalizou o vereador.

Data de publicação: 30/08/2013