Na manhã de sexta-feira, dia 23 de agosto, o secretário da fazenda de Caçapava do Sul, Flávio Barreiro e seu chefe de gabinete, Paulo Douglas Marques Costa, entregaram, na câmara de vereadores do município, para o líder de governo e o líder da bancada do PP Pedro Gaspar (PP) e Silvio Tondo (PP) respectivamente, o Plano Plurianual (PPA), que consiste no planejamento financeiro, da prefeitura, para os próximos quatros anos. Este Plano faz uma previsão orçamentária ao longo dos quatro anos, 2014 a 2017, onde o aumento de um ano para o outro na arrecadação e levado em conta medidas do governo e também os índices da inflação.

Neste projeto as áreas que receberão maiores recursos são a saúde e educação, onde está previsto mais de R$ 33 milhões para o ano de 2014, cerca de 50% de todo o orçamento previsto.

Para 2014, a previsão de arrecadação da prefeitura pode chegar à R$ 74 milhões, já em 2015, os valores estipulados ficaram em torno de R$ 81 milhões, em 2016 os valores chegam a R$ 89 milhões e 2017, a expectativa é de uma arrecadação de aproximadamente R$ 99 milhões. Esse projeto ainda deverá ser votado pelos vereadores.

Gaspar relata “entendo que o PPA foi feito pelo nosso secretário de fazenda que é muito capacitado. Mas mesmo assim nós faremos uma reunião, com os demais vereadores, para analisar em maior profundidade e em tempo hábil levar para votação. Esse plano é a esperança financeira do município, para o ano que vem”, conclui o vereador.

Segundo o secretário da fazenda, este aumento na arrecadação que está sendo previsto para o próximo ano, é devido as medida que a Prefeitura está tomando como a atualização da planta imobiliária, que está defasada desde 2002 e a implantação no próximo ano da nota eletrônica. “Somente essas medidas irão ajudar o município a aumentar arrecadação”. Finaliza Barreiro.

Para o Prefeito Otomar Vivian, o planejamento estratégico na área financeira é muito importante, foi por isso que apesar das dificuldades enormes deste ano, conseguimos fazer alguns investimentos com recursos próprios e aumentar os repasses para saúde em mais de R$ 2 milhões, sem estar orçado.

Dentro de cada valor orçado de um ano para o outro, está incluído o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais, o Fundo de Assistência à saúde e os repasses para a Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 27/08/2013