Nesta quarta-feira, dia 14, a direção, professores, funcionários e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Caçapava do Sul, organizou uma caminhada em protesto a recente mudança estabelecida no Plano Nacional de Educação que trata da oferta de educação para pessoas com deficiência. Esta que aconteceu em todo o Brasil

Aproximadamente 150 pessoas participaram do protesto em nosso município.

A intenção do MEC é matricular, até 2016, todas as pessoas com necessidades especiais nas escolas públicas da rede regular de ensino.

Com esta mudança, as APAEs de todo o País não receberão mais subsidio financeiro pela União. Em Caçapava do sul este valor ultrapassa os R$ 60 mil por ano, que serve para manter a instituição junto com os valores repassados pela Prefeitura.

Após a caminhada, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde estavam presentes os vereadores: Antônio Pedro Tolfo – Bingo (PP),Jussarete Vargas (PTB),Marquinho Vivian (PMDB),Peterson Linhares (PMDB) e Silvio Tolfo Tondo – Beleza (PP), Serafim Almenida (PMDB) o vice-prefeito, Ilson Tondo, que no ato estava representando o prefeito Otomar Vivian e o padre, Matheus Venturini.

A diretora da escola, Fátima Reck, explicou o objetivo da caminhada que é não deixar o Ministério da Educação acabar com as escolas especiais.

Após, a professora Marilene Peres, discorreu sobre o que pode ocorrer com as mudanças no Plano e pediu apoio aos vereadores para intervirem junto aos Deputados Federais para garantir o direito aos recursos para as APAEs.

O vereador Silvio Tondo, que representou os demais vereadores, argumentou que será feito um documento e enviado aos deputados para que eles atuem em conjunto, na tentativa de manter as APAEs em funcionamento. Segundo Tondo “no que depender da ajuda do poder legislativo, nós faremos de tudo para manter a APAE de Caçapava em funcionamento”.

O vice-prefeito Ilson Tondo garantiu que o Município não vai deixar a APAE fechar. Segundo Tondo se esses valores não forem mais repassados pela União, a Prefeitura vai manter a APAE de Caçapava do Sul. “A Prefeitura vai assumir o que o Governo Federal deixará de cumprir, com isso, vamos manter a APAE, que abriga atualmente cerca de 130 alunos”, disse Tondo.

Data de publicação: 22/08/2013