Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de agosto, aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores, com o objetivo de apontar possíveis soluções para a atual situação do Canil Municipal que está superlotado.

O encontro contou com a participação das colaboradoras da ONG Clube do Cão Estefânia Plácido da Fontoura Foste, Lídia Freitas Dutra e Márcia Gervásio, dos vereadores Jussarete Vargas - PTB e Serafim Colares de Almeida-PMDB, além do médico veterinário do canil municipal Henrique de Freitas Mesquita da Costa que assumiu o cargo em 22 de março deste ano.

A equipe do Clube do Cão tem realizado um trabalho intensivo de combate aos maus tratos, busca de melhores condições de vida para os animais, campanhas de incentivo a adoção responsável e cuidados com animais de estimação.

A ONG se mostra preocupada com a nutrição dos cachorros que estão abrigados no canil. Para Lídia estes animais estão recebendo pouca alimentação, “é possível contar as costelas dos animais, estão muito magros” destacou Lídia.

O veterinário explicou que o problema não é a falta de alimentação, mas sim a grande quantidade de cães que estão vivendo no local. Segundo Costa, eles fornecem aos animais uma quantia de 15 a 18 quilos de ração por dia, depende do número de cães. Costa explanou também sobre o movimento constante de entrada e saída de cães, tendo em vista que todos os dias chegam novos cachorros, assim como, alguns animais são adotados. O espaço destinado aos cães é de 35 animais, hoje o canil municipal abriga cerca de 38 cães.

O veterinário destacou que quando passou a ser o responsável técnico do Canil Municipal, ele promoveu um evento com o objetivo de mostrar o funcionamento do canil e alertar as pessoas da importância de realizar adoção. Neste dia 24 cães receberam um novo lar.

Costa salientou ainda, que no canil são feita castrações, de maneira gratuita, mediantes prévio agendamento, para marcar a castração, o proprietário do cão deve ir ao canil e marcar. Além disso, a campanha de vacinação anti-cio, será outra atividade promovida pelo Canil, esta imunização ocorrerá dia 18 de agosto no Bairro Sul.

Os vereadores acompanharam o debate entre os representantes da ONG e o veterinário do Canil e aproveitaram a oportunidade para sugerir a realização de um projeto visando à ampliação do canil municipal.

Data de publicação: 14/08/2013