Na manhã de sexta-feira, dia 9, foi realizada uma assembleia para constituição da Associação dos Vereadores da Região da Campanha (Avercamp), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Bagé. A entidade abrange parlamentares dos sete municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região - Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Entretanto, devido à ausência de representantes dos Legislativos de Aceguá, Candiota e Dom Pedrito, não houve eleição de uma diretoria. Foram nomeados um presidente provisório, Paulinho Parera, de Bagé e um secretário Peterson Linhares, de Caçapava do Sul, também provisório, até a data do próximo encontro, marcado para dia 28, às 10h, na Câmara de Vereadores de Candiota, onde será constituída a diretoria da entidade.

No primeiro encontro, foi apresentado o estatuto da entidade. De acordo com Parera, o objetivo é começar um trabalho inovador de aproximação dos parlamentos para o desenvolvimento da região, através das necessidades de cada município, para potencializar demandas. "Defendemos um debate de forma itinerante para podermos mapear as principais demandas e estabelecer linhas de ação", ressalta o presidente da Câmara de Bagé.

A Avercamp deverá ter uma estrutura mínima para fornecer suporte técnico às Câmaras e a realização de eventos. Segundo Peter Linhares "Fizemos várias visitas nos Legislativos da região e todos tem o mesmo pensamento, que nossas ações em conjunto terão mais força". Os sete municípios da região da Campanha têm um somatório de votos considerável, chegando perto dos 200 mil eleitores.

Cada Câmara terá a indicação de dois parlamentares para compor a diretoria da entidade - embora os demais vereadores sejam membros natos. Participaram da reunião os vereadores de Caçapava do Sul, Luis Fernando Torres – Boca e Peter Linhares, Paulo Parera e Cláudia Souza, de Bagé, o presidente do Corede Campanha, João Sérgio Machado, o vereador Milton Vieira de Lavras do Sul e Dalvi Zorzi, de Hulha Negra. Zorzi avalia que a associação terá papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas. "Não podemos pensar na questão político-partidária, mas no desenvolvimento institucional com foco regional", salientou.

Data de publicação: 13/08/2013