Na sexta-feira, dia 26 de julho, foi realizada uma reunião na localidade do Santa Barbinha, onde estavam presentes o Secretário da Agricultura, Lúcio Moreira, o diretor-adjunto do Departamento de Infraestrutura Rural e Usos Múltiplos de Água (Dinfra), Eduardo Freitas, o vereador Marquinho Vivian (PMDB), Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores, o Presidente da UAR – União das Associações Rurais, João Alaor Maciel Moraes, do Presidente da Associação do Santa Barbinha Ivori Ilha Machado, dos Técnicos da Emater, Osvaldo Louzada, Gustavo Rodrigues de Lima e Guilherme Miranda Fernandes, Engenheiros Agrônomos e Juli Bitencourt, Extensionista de Bem-Estar Social da Emater em Caçapava do Sul.

Na ocasião, o Técnico da Emater, Osvaldo Louzada comunicou à comunidade e as autoridades o seu afastamento da entidade, em virtude de estar se aposentando. Aproveitou a oportunidade para apresentar o colega Guilherme Miranda Ferreira, que atuará em seu lugar, dando sequência aos projetos que vem sendo desenvolvidos com a Comunidade do Santa Barbinha, entre outros no município.

Outro assunto tratado foi a perfuração de poços artesianos para a comunidade. O primeiro deles já foi aberto e beneficiará 20 famílias da região, e o segundo poço, a SDR começará a perfuração dentro de alguns dias, onde mais 10 família serão assistidas.

A próxima etapa do projeto, que foi desenvolvido pelos técnicos da Emater de Caçapava do Sul, é a contrapartida da prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, que consiste em construir o reservatório da água. A rede de distribuição, que será custeada por um recurso do governo federal, está aguardando o tramite de projeto para a construção da rede de água do local.

Marquinho Vivian falou sobre o ótimo trabalho realizado pelos Técnicos da Emater de Caçapava, e também agradeceu o emprenho do senhor Eduardo Freitas, que vem trabalhando neste projeto há cerca de três anos junto com a Comunidade do Santa Barbinha, para perfurar estes poços e trazer água potável para os moradores.

O vereador afirmou também, que a Associação do Santa Barbinha, que está contribuindo com a alimentação e hospedagem para os funcionários da SRD que estão trabalhando na perfuração destes poços. Marquinho finalizou colocoando a Comissão de Agricultura da Câmara à disposição da comunidade, pois acompanha este trabalho desde antes de ser eleito vereador, e espera que estes poços tragam saúde e bem-estar a comunidade.

O Secretário Lucio Moreira disse que a prefeitura é parceira da Emater, da UAR e da comunidade do Santa Barbinha, e que irá fazer a obra do reservatório de água na localidade, contribuindo desta forma com a melhoria do abastecimento de água para os morado

Data de publicação: 31/07/2013