No início do mês vereadores José Sidnei Menezes, Terezinha Grazzioli e Peter Linhares estiveram em Porto Alegre participando de um Seminário da Frencoops. O encontro contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o primeiro e o segundo vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto e Rui Polidoro Pinto, respectivamente; o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti; o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia; o secretário da Frencoop Nacional e deputado federal, Giovani Cherini; o presidente da Frencoop Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely; o presidente da Frencoop Estadual, deputado estadual Heitor Schuch; além de outras autoridades e dirigentes de cooperativas.

Vergilio Perius ressaltou em seu discurso a importância do apoio das frentes parlamentares e da gestão de políticas públicas para a concretização dos objetivos do sistema cooperativo. Ele enfatizou a necessidade da união e do trabalho em conjunto, independente da sigla partidária, para que as propostas do sistema cooperativista possam sair do papel e aconteçam na prática.

Após o discurso de Vergilio Perius, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, destacou que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem sido um grande parceiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da UVB e frisou a importância dos vereadores repensarem suas atitudes, diante do momento de mobilizações populares que estão ocorrendo por todo o Brasil. Ele enalteceu o trabalho desempenhado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e pela Uvergs na mobilização das câmaras de vereadores, afirmando que a ideia das Frencoops municipais surgiu no Estado. O presidente da Uvergs, Silomar Garcia, reforçou essa concepção e destacou que a união de forças entre o sistema cooperativista e os parlamentares municipais é importante para formar a base da economia e da sociedade. Ele salienta que para a sociedade crescer, além de ser cooperada, ela deve estar organizada. Para ele, as cooperativas são exemplos de busca pela prosperidade e pelo fomento da economia de todos os seus segmentos e, por isso, reafirmou o compromisso e o apoio da Uvergs na consecução das propostas e objetivos que beneficiem as cooperativas.

Em seguida, se manifestaram o secretário nacional da Frencoop, o deputado federal Giovani Cherini, que disse “no cooperativismo não tem pai, não tem mãe, tem que ter irmãos. Esse é o grande desafio do cooperativismo todo dia”, afirma Cherini. O presidente da Frencoop Municipal de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, reforçou a opinião do presidente Vergilio Perius e das demais autoridades presentes no Seminário, destacando a reinstalação das Frencoops como algo positivo para as cooperativas. Na sequência o presidente da Frencoop Estadual, deputado estadual Heitor Schuch, falou sobre o papel importante da Frencoop na Assembleia Legislativa/RS, destacando a atuação da mesma, em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e demais entidades, na aprovação do Decreto 48.318 e nas Leis 13.885 e 13.874, que introduziram modificações no ICMS. Ele também citou a Lei 13.843, que beneficiou as cooperativas e incluiu a Ocergs no Conselho do Fundopem, bem como outras leis que foram criadas em prol do sistema cooperativista.

O Seminário reuniu cerca de 160 pessoas, dentre as quais estiveram presentes 54 vereadores de diversas regiões e municípios do Estado.

Para o vereador Peter Linhares participar de eventos deste porte é importante para o desenvolvimento dos vereadores. Pretendemos nos reunir para formar uma cooperativa dos vereadores e fortalecer a nossa participação perante discussões no Estado e no Brasil.

Data de publicação: 16/07/2013