Após reunião com o Deputado Márcio Biolchi na semana passada o vereador Peter Linhares (PMDB) se reuniu com os representantes das Associações dos Estudantes Universitários de Caçapava do Sul, que pretendem elaborar um documento solicitando o apoio da Câmara de Vereadores e dos Deputados Estaduais para que possam ser incluídos na lei do Passe Livre.

Segundo Peter os deputados do PMDB protocolaram na quarta-feira, 3, uma emenda ao projeto de lei que prevê o passe livre para estudantes no transporte intermunicipal, com o objetivo de estender o benefício para todas as regiões do estado.

A proposta original encaminhada pelo governador Tarso Genro (PT) beneficia cerca de 200 mil alunos usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre, e aglomerados do Litoral Norte, da Serra e do eixo Pelotas-Rio Grande.

Para oferecer a isenção de tarifa para estudantes de 63 cidades, o governo projeta gastar cerca de R$ 2,4 milhões até o final do ano, recursos que serão remanejados do orçamento da Metroplan.

Peter disse em seu pronunciamento nesta segunda-feira, que este benefício deveria se estender a municípios do interior que tem estudantes com maiores necessidades neste auxílio, pois gastam muito com transporte escolar para poderem fazer a faculdade. “O governador tem que olhar para os pequenos municípios também, não só para as grandes metrópoles. É preciso que este benefício se estenda para quem mais precisa”, finalizou o vereador.

A partir da emenda do PMDB que incluirá os demais 434 municípios, a despesa terá um acréscimo máximo de R$ 1,6 milhão, com verbas do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), órgão responsável pelas concessões do transporte intermunicipal.

Data de publicação: 11/07/2013