Nesta sexta-feira, dia 5, esteve em Caçapava do Sul o deputado federal, Paulo Pimenta, juntamente com o vereador, Luiz Fernando Torres – Boca (PT) para tratarem de problemas enfrentados pelo município, com duas instituições de ensino.

A primeira reunião foi no gabinete do vereador, onde receberam a diretora e a vice-diretora, Zelma Gorete Teixeira Meira e Deine Rosa, respectivamente, da Escola Estadual Eliana Bassi de Melo.

As diretoras repassaram as dificuldades enfrentadas na escola, que em dias de chuva, onde, segundo Zelma, o esgoto junta-se com a água da chuva, causando alagamentos na escola. Sendo um risco para a saúde dos professores, alunos e funcionários. Às vezes essas alagações são tão intensas que obriga os professores cancelar as aulas. “Se isto não for resolvido à escola corre o risco de ser fechada”. Conclui Zelma.

Após se reuniram na Universidade da Região da Campanha – Urcamp, campus de Caçapava do Sul, com a superintende acadêmica e professora, Maria do Carmo da Silva, o professor, Hamilcar daS ilva Freitas, e o Professor, Luiz Hugo Burin. Foram tratadas as dificuldades enfrentadas pela universidade.

Segundo Maria do Carmo, a instituição vem passando há anos por dificuldades financeiras. Este ano, apenas dois cursos foram liberados para abrirem vagas no vestibular, o de Ciências Sociais e o de Ciências Contábeis, pois, o MEC só abre vagas para os cursos que atingem, no mínimo, nota 3 em sua avaliação.

Outro agravante, desta crise, é o não repasse, por parte do núcleo de Bagé, de bolsas de auxílio educacionais, concedido pelo governo para a instituição. Estas bolsas foram divididas entre alguns campos e Caçapava do Sul não foi contemplado. Pimenta ficou de intervir a favor do Polo caçapavano, para tentar rever ter este quadro.

Boca Torres alertou, se a comunidade não ajudar, o destino da Urcamp de Caçapava será a extinção. “Não podemos deixar uma universidade da importância da Urcamp fechar, devemos nos unir para ajudar a instituição”, conclui o vereador.

O deputado fechou sua agenda, em uma audiência com o prefeito Otomar Vivian, onde debateram principalmente emendas e projetos para o município.

Data de publicação: 12/07/2013