Na segunda-feira, dia 24, uma comissão de empresários formada por Roberto Zamberlan e Florêncio Mônego Jr., representando as Indústrias de Calcário de Caçapava do Sul, Irani Cioccari, Vice-Presidente Regional da FIERGS, e Oscar Raabe, Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Calcário, participaram de audiência pública da CPI da Telefonia na Assembleia Legislativa, onde expuseram as necessidades das empresas nesta área.

Na quarta-feira, dia 26 o Vereador Silvio Tolfo Tondo (PP) esteve em Porto Alegre, juntamente com o Empresário Paulo Mônego, o Deputado Ernani Polo, Vilmar Camilo Riter e o Coordenador do Escritório Regional da Senadora Ana Amélia Lemos, Carlos Carvalho para mais uma audiência com o Gerente da Anatel/RS João Jacob Betoni, após a participação dos empresários na CPI da Telefonia.

A Comitiva deu continuidade ao assunto da telefonia móvel e da banda larga na região das Caieiras, que segundo documentos que foram entregues ao Sr. Betoni, sobre os prejuízos causados as sete empresas de calcário, os mais de mil e duzentos moradores, os cerca seiscentos motoristas de caminhão que carregam produtos diariamente e os mais de cinco mil funcionários que trabalham na região, que nos dias de hoje não tem sinal de telefonia móvel, apenas em alguns pontos isolados, e também a deficiência no sinal de banda larga nas empresas que emitem notas fiscais eletrônicas para o carregamento dos produtos.

Silvio disse que está trabalhando neste assunto que é de grande interesse de Caçapava do Sul, pois as empresas de calcário geram um percentual de 56% do faturamento mensal do município, além dos funcionários e dos motoristas que ficam sem comunicação via celular com suas famílias e amigos.

O Gerente da Anatel entrou em contato com a Empresa Oi solicitando um estudo para a instalação de cabos de fibra óptica no local. A Oi informou que está realizando este levantamento e que o custo deve ficar perto de R$ 200 mil. Foi pedido também para a Empresa Vivo uma atualização da antena de telefonia móvel no local onde está instalada hoje, e caso ocorra uma melhora significativa, o ideal seria a instalação de outra numa área de melhor cobertura.

Data de publicação: 02/07/2013