Nesta sexta-feira, dia 28, ocorreu uma reunião onde foi discutida a criação de emendas para um Projeto de Lei do Governo Federal que visa à deliberação das atividades maneirais no Brasil e cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração. O projeto será votado pelo Congresso Nacional até o final de agosto.

Na reunião estavam presentes o Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS), o Presidente da Câmara em exercício, Peter Linhares (PMDB), o Prefeito Otomar Vivian, o Vice Prefeito, Ilson Tondo e a Associação das Indústrias de Calcário que é constituída pelas empresas FIDA, Dagoberto Barcelos, Inducal, Calcário Cruzeiro, Calcário Vigor, Calcário Razzera e Mineração Mônego.

Segundo o Prefeito “85% do calcário do Estado sai de Caçapava, por isso, que as empresas locais precisam ser ouvidas sobre este projeto”,

O Deputado argumentou que por este motivo agendou a reunião pois se trata de um assunto extremamente técnico e assim ter o auxílio de pessoas com experiências em extração de minérios o ajudará a definir os pontos, que podem prejudicar ou ajudar as indústrias de Caçapava do Sul. Explicou também que a reunião foi realisada em último momento, pois as emendas devem ser criadas pelo congresso até o final da próxima semana, visto que a Presidenta Dilma Roussef apontou a matéria como regime de urgência, assim será votado em menos de 50 dias.

O advogado das empresas caçapavanas, Marcelo Shaurich, fez uma análise do projeto durante o final de semana e hoje, dia 1º, ocorrerá nova reunião entre os associados para discutir com mais profundidade os pontos que necessitam serem alterados e assim repassar ao Deputado. Conforme os empresários, será feita uma avaliação do documento e a questão da possível tributação sobre a matéria prima e outros aspectos importantes. Para eles este projeto ira modificar a realidade da extração mineral no País.

Outra providência dos industriários do ramo de extrativismo mineral deverá tomar é debater o projeto com outros empresários que atuam com a mesma atividade no Estado e também acionar a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), visto Vice Presidente da federação é o caçapavano Irani Cioccari.

Data de publicação: 01/07/2013