Na Manhã desta sexta-feira, dia 28, foi realizada, no plenário da Câmara de Vereadores de Caçapava do sul, uma palestra, ministrada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de São Gabriel, Major Marcio Farias. O tema abordado foi o plano de evacuação de ambientes em caso de sinistros. A palestra teve como Público-Alvo os Professores e Diretores das escolas de Caçapava do Sul.

Para o Major a escolha deste público ocorreu, pois é preciso haver uma reeducação da população, e este processo inicia nas escolas, onde os professores têm por dever ensinar. “Devemos começar esta educação nas séries inicias, pois quando o aluno estiver no ensino médio, já terá uma boa noção de como se portar caso venha a ocorrer algo do tipo”.

O major explanou que não existe uma norma que inclua como obrigatório às táticas de abandono de espaço, nem forma de proceder em caso de algum terremoto, incêndios e sinistros em geral.

Formas de prevenção e evacuação de espaço em caso de incêndio já são tratados em um projeto piloto, no município de São Gabriel. E, segundo Farias, vem apresentando bons resultados. A ideia é levar este projeto para todos os municípios.

A palestra tratou de fornecer as informações necessárias para o corpo escolar agirem durante algum acidente de periculosidade na escola.

Data de publicação: 01/07/2013