Na manhã desta quinta-feira, dia 27, o Engenheiro Agrônomo da EMATER de Caçapava do Sul, Gustavo Rodrigues de Lima reuniu-se com o Presidente da Comissão da Agricultura Vereador Marquinho Viviam (PMDB) solicitando ajuda na defesa da filantropia da Associação Sulina de Credito e Assistência Rural – ASCAR. Esta entidade presta serviço de assistência, inclusão social e produtiva a mais de 220 mil famílias que vivem no meio rural do Rio Grande do Sul, especialmente as que vivem em extrema pobreza, buscando a permanência no mercado produtivo e assim garantir sua subsistência e de suas famílias.

Segundo Gustavo a ASCAR está correndo o risco de acabar, pois em 1992 foi revogado, o direto de não pagar a contribuição patronal, em 2003 o conselho nacional de filantropia cassou a CEBAS/filantropia. Em 2011 foram suspenso esses dois atos, porém em 22 de maio desse ano o TRF anulou seu próprio julgamento. Foi elaborado um abaixo-assinado para tentar garantir os serviços gratuitos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social a agricultores familiares, indígenas, pescadores e quilombolas gaúchos e está circulando em todo o interior do RS.

“Por isso vim pedir ajuda a este poder para através do Presidente da Agricultura conseguir assinaturas, pois sei da preocupação que o Marquinho tem com os ruralistas gaúchos”. Finalizou Gustavo.

Marquinho garantiu que fará o que estiver ao seu alcance para recuperar o direito a imunidade tributaria e o certificado de entidade beneficente de assistência social que a ASCAR presta, desde 1955, ao pequeno produtor gaúcho.

Data de publicação: 28/06/2013