Na noite desta segunda-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem em forma de “Grande Expediente” ao Clube Recreativo Harmonia e seus fundadores, proposto pelo Vereador Pedro da Silva Gaspar.

Estavam presentes o Prefeito Otomar Vivian, e secretários de município, fundadores do Clube, diretores e associados. Após o pronunciamento do Vereador Pedro Gaspar, foi entregue um Diploma para o Presidente do Clube Harmonia, Artur Pires.

A Diretora do Centro Municipal de Cultura Catia Cilene Morais Dutra falou sobre o objetivo do resgate da história do Clube Recreativo Harmonia, e disse que gostariam de fazer uma reestruturação da entidade, oferecendo um apoio ao atual presidente Artur Pires. Disse também que o Clube está entre as 50 Sociedade de Negros catalogado no Brasil. “Temos muita história e material humano para organizar novos horizontes para o Harmonia, pois existem vários projetos sendo feitos que poderiam estar ligados ao clube”.

Durante a pesquisa de documentos e dados para realizar a homenagem Catia Cilene encontrou um exemplar da "Revista Sentinela", que circulou na cidade no final da década de 60 até meados dos anos 70. Segundo Catia, nesta edição da revista, uma reportagem chamou a atenção, contava a história da fundação do clube, onde mostra uma foto da primeira diretoria, e contava que, 67 "Morenos" haviam se reunido na Câmara de Vereadores, em 9 de setembro de 1971, para homologar a fundação desse espaço. Nos anos 70, foi algo inédito, e mais, essas pessoas tinham sonhos, arregaçaram as mangas e trabalharam muito para erguer essa sociedade e compor o seu quadro social.

Segundo o Vereador Pedro Gaspar, este é foi o objetivo desta tão merecida homenagem, pois os relatos que foram apresentados durante a sessão serviram para resgatar a memória desta instituição, para que no futuro, possamos reconstituir elementos da identidade negra em Caçapava do Sul a partir desse encontro.

Segundo Cátia, a revista "Sentinela", está disponível para consulta na Biblioteca Pública Municipal.

Data de publicação: 10/06/2013