Na semana passada o vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), junto com o Padre Matheus Venturini, estiveram na Comunidade Terapêutica Antonio e Maria, que fica nas margens da BR-290 km 336, na localidade do Boqueirão, próximo ao trevo com a BR-392, onde foram conhecer o trabalho desenvolvido pelas irmãs da Ordem Copiosa Redenção, que se dedicam a recuperação de mulheres com problemas do uso de drogas e álcool. A Instituição foi criada em 2010, e tem capacidade para atender 30 pacientes, com idade acima de 18 anos.

Durante a visita a Irmã Elaine apresentou as dependências da casa e explicou como funciona o tratamento, que é dividido em fases, e dependendo da evolução de cada interna, um pote de barro vai sendo pintado e inseridas figuras, com significados, que mostram a evolução das pacientes. Após um ano de internação, elas começam a ir para casa, junto com a família, e retornam para continuar o tratamento, e não terem recaídas, até fechar o período de dois anos, que pode se estender até mais meio ano. Fazem um trabalho com as famílias, onde realizam reuniões mensais com grupo de apoio. As internas se comunicam com os familiares através de cartas e e-mails que são administrados pelas irmãs. No desenvolvimento do projeto é mostrado e exigido que as mulheres assumam as responsabilidades da vida, como cuidar da família e trabalhar para manter seu sustento.

A casa é cuidada por cinco irmãs e cada interna auxilia na limpeza, cozinha, roupas e todos os outros cuidados com a boa conduta da instituição. As pacientes também tem atendimento psicológico, participam de oficinas de artesanato, dinâmicas de grupo entre outras.

A casa mantém contrato com o SUS, através do CAPS de São Sepé, onde dos 30 leitos, 12 são disponibilizados para estes pacientes, e o restante são particulares. A Prefeitura daquele município repassa um auxílio mensal de R$ 3 mil.

O Vereador Silvio conversou sobre a possibilidade de criar um convênio com a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Saúde, onde pacientes de nosso município possam ser tratadas no local. “Achei o espaço muito bom, a metodologia é avançada na recuperação de pessoas que tem problemas com álcool e drogas, e o ambiente é muito agradável”, finalizou Silvio.

Data de publicação: 03/06/2013