Como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido peloCentro de Referência de Assistência Social –CRAS, e assim, poder auxiliar a comunidade de Caçapava do Sul que vem pedir ajuda, nesta quarta-feira, dia 22, a Vereadora Teresinha Grazzioli (PT) teve por iniciativa fazer uma visita a Organização.

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada daPolítica Nacional de Assistência Social PNASe atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Em nosso município fica localizado na Rua Miguel Paz, no Bairro Sul, e funciona das 8 às 17 horas. Neste período são ofertados lanches e almoço, que é feito pelas próprias famílias cadastradas, que tem o direito de participar duas vezes por semana.

A vereadora foi informada que o principal serviço oferecido pelo CRAS é o deProteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, cuja execução é obrigatória e exclusiva, consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, para isso, a unidade de Caçapava fornece atendimento psicológico prestado pela Drª Patrícia Neto e assistência social desenvolvida pela Fátima da Rosa. E realiza oficinas com o intuito de proporcionar uma profissão aos participantes.

Terezinha Beatriz Pessoa ministra os cursos de pintura em tecido e fuxico para 40 alunos, Ivan Dorneles Marques coordena o tele-centro com aulas de informática e acesso a internet buscando desenvolver a inclusão digital para famílias carentes da comunidade, João Clésio Pereira ministra aulas de violão para quatro turmas de 10 alunos cada. Segundo João Clésio, o CRAS possui nove violões para que todos possam praticar dentro da unidade, e ele tem três violões que empresta para os alunos levarem para ensaiar em casa. Gilson Perdomo ministra as aulas de dança de rua e basquete, Sarachi Cunhaé o professor de Karatê.

Para a Vereadora “Este trabalho é muito importante para a comunidade, não só pelos atendimentos psicológico e social, mas principalmente por dar a oportunidade a estas famílias de desenvolver uma profissão que as ajude a aumentar a renda familiar. Diariamente vêm pessoas em situação de risco social me pedir socorro, como eu sempre trabalhei como voluntária, neste tipo de ação, sei que o problema existe e que precisamos desenvolver consciência de que a vulnerabilidade social precisa ser combatida, para isso oficinas e cursos profissionalizantes são um dos primeiros passo para o batalha contra a agressão social ”, finalizou Teresinha.

Data de publicação: 23/05/2013